A A A C
email

Quinta-feira, 01/01/2015

2015, Um Novo Tempo que Começou

Tags: 4ªcre.

 

 

Um novo ano, novo recomeço, muitas promessas, metas e todo resto que já faz parte do repertório de cada. Mas tudo isso pode ficar melhor, mais significativo e especial quando envolve o amor, as boas lembranças e a gratidão de um aluno e de muitas pessoas para com a sua escola do coração.

 

 

"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar."

Rubem Alves 

 

 

 

Escola Municipal Francisco José de Oliveira Viana, Uma Escola que é Asa

 

Assim nasceu a ideia, de uma vinheta famosa, do amor pela escola, a sua Escola Municipal Francisco José de Oliveira Viana, daquilo que ela representa de fato para ele e como ele pensa acerca das marcas que ela imprimiu em sua personalidade.

 

 

 

O vídeo no Facebook

 

"Compartilho este vídeo com vocês porque fiquei simplesmente ENCANTADA com a SENSIBILIDADE deste jovem! Ele foi produzido pelo aluno Yuri Neris, da turma 1902, da Escola Municipal Francisco José de Oliveira Viana, que finalizou este ano seu ensino fundamental. Conversando comigo pelo messenger, declarou que foi uma iniciativa para "despedir-me de pessoas q fizeram diferença em minha vida. A escola realmente marcou." (Yuri).


Parabéns, Yuri! Por ter se deixado encantar pela vida escolar. Parabéns, professores que, com sua dedicação e compromisso, souberam encantá-lo.

(Texto da Professora Lúcia Lopes, retirado do Facebook. Gerente de Educação da 4ª CRE)
  

O Relato desde a ideia até a criação

 

O vídeo foi feito com uma produção que é um exército: meus neurônios e eu. Ao ter visto no ano passado a vinheta de fim de ano da Globo, pensei em fazer um vídeo na escola, com o objetivo de nos despedir dos anos em que convivemos ali. Foi uma grandiosa despedida. "Um novo Tempo" é o nome da música usada todo ano nas campanhas de fim de ano da Globo. Para ela, trouxe uma coreografia diferente: batidas, palmas e estalos, que significam "as batidas do coração em comunicação com todos."

 

 

Making off do vídeo

 

 

Funcionários, professores e amigos (alunos), toparam sem pensar duas vezes em fazer parte desta emocionante jornada que acabaria e, ao mesmo tempo, começaria. Um novo tempo?! Sim, será sim, um novo tempo para a escola, com um novo segmento. Que tamanha coincidência com a música, não... Foi um trabalho bastante corrido desde o dia 10 de novembro. Meu objetivo foi: criar em apenas uma semana. Mas como não queria deixar NENHUMA pessoa de fora, tive de adiar e adiar, até chegarmos ao ponto de 22 dias de gravações, com uma única câmera, em diversos ângulos, que totalizaram 217 vídeos para ser editados. Valeu bastante a pena, convidar todos que já saíram da escola, mas que fizeram parte dela. Criei um grupo de evento convidando todos pelo Facebook, que hoje é uma rede social bastante útil. Muitos detestavam essa tal vinheta da Globo, porém, quando viram todos nós fazendo, mudaram de ideia.

 

 

 

 

Cheguei ao fim de tudo concluído no dia 9 de dezembro, faltando três dias para a versão ser exibida em nossa formatura (12/12), que foi um estouro de aplausos e sorrisos. Elogios, conselhos, abraços... Tudo isso fez parte da minha alegria nesses últimos dias do ano letivo e, o melhor, consegui acreditar mais em mim na questão de "VOU CONSEGUIR!". Orgulho-me de mim mesmo por ter visto que consegui reunir mais de 120 pessoas. Não é moral, é carinho e consideração, não é qualquer pessoa que faz isso. O que precisei para criar isso foi apenas três especiais sensações: credibilidade, força de vontade e responsabilidade... MUITA RESPONSABILIDADE!

 

 

O vídeo na íntegra

 

 

 

E hoje, curto com bastante prazer esse sucesso bem merecido, que trouxe boas lembranças a muitos ex-alunos e ex-funcionários.

Texto do aluno Yuri Neris, produtor do vídeo.

 

Parabéns, Yuri Neris, por  emocionar a todos com a sua sensibilidade e amor pela sua escola. Foi um belo trabalho, não só pelo bom uso das tecnologias, mas como pelo envolvimento e mobilização de todos os envolvidos nessa missão. Certamente, 2015 já é um Novo Tempo e será um tempo de sucesso!

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)

Comentários
Estudei na Oliveira Viana, e na minha época a escola tinha os dois seguimentos. Iniciei na 3ª série( 4º ano) e só sai de lá para ir para o ensino médio. Tenho um grande carinho pela escola e por todos os profissionais que lá trabalharam. Hoje sou professora da rede (SME) e tudo começou lá...

Postado por Cristiane Cruz em 08/01/2015 14:51