
Terça-feira, 30/12/2014
Defesa Civil nas Escolas - Formando Agentes de Apoio
O verão chegou e, com ele, a temporada de chuvas da estação. Para prevenir contra enchentes e deslizamentos, a Escola Holanda, localizada na Ilha do Governador, participou do projeto "Defesa Civil nas Escolas".
O projeto Defesa Civil, em parceria com a 11ª CRE, formou agentes de apoio para situações de chuvas e deslizamentos. Os alunos do 5º ano aprenderam, durante um ano, junto aos instrutores do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil, sobre riscos na comunidade e como agir nas situações de emergência.
O objetivo geral do projeto é incorporar conceitos de Redução de Risco de Desastre e/ou Acidentes à educação escolar. E tem, como objetivos específicos: esclarecer as ameaças da cidade e suas possíveis consequências; conscientizar os moradores das áreas de risco sobre as ações proativas de mitigação das vulnerabilidades; estimular a discussão sobre o tema dentro das casas, no ambiente familiar; prover noções básicas de Primeiros Socorros à população; e incentivar a formação de uma Cultura de Prevenção na sociedade como um todo.
Sumário da apostila que os alunos utilizam no curso.
A culminância do projeto foi a cerimônia de encerramento com a entrega dos certificados.
Equipe da 11ª CRE presente na cerimônia, junto com a equipe da E. M. Holanda e da Defesa Civil.
Entrega dos certificados aos alunos que agora são agentes de apoio.
Comemoração com muita alegria e com direito a "selfies".
A preparação dos alunos em agentes de apoio é de suma importância, pois com eles os moradores das comunidades são contagiados na vigilância, sendo o Sistema de Alerta e o Alarme Comunitário medidas fundamentais na Redução dos Desastres, em especial na minimização dos Danos Humanos.
Parabéns à E. M. Holanda, por fazer parte desse projeto importante que,com certeza, fará a diferença na vida de cada aluno!
Laura Fantti Davilla Serpa
|


11ªcre (138)
projeto (62)
defesacivil (1)