A A A C
email

Segunda-feira, 18/05/2015

Plano Municipal de Educação 6ª CRE

Tags: 6ªcre, pme.

 

 

Durante os meses de março e abril, a equipe de Ação Integradora da 6ª CRE reuniu-se com vários segmentos da comunidade escolar para realizar as discussões e estabelecer estratégias para a execução do Plano Municipal de Educação.

 

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024), chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos. A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro, através da Ação Integradora, não perdeu tempo! A equipe já começou a se articular com os vários segmentos da comunidade escolar para realizar as discussões sobre o Plano Municipal de Educação.

 

Os encontros com professores, responsáveis, funcionários e alunos foi muito intenso, pois as diretrizes são extremamente desafiadoras: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade da educação, dentre outras.

 

 A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro estudou, com muito cuidado e atenção, as metas estruturantes do Plano Nacional de Educação. Dentre elas, a equipe da Ação Integradora analisou, com mais dedicação, as metas cinco, sete, oito e nove.

 

Profissionais de vários segmentos da comunidade escolar se reuniram para discutir sobre as ações do PNE

 

A meta 5 fala em alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3.º ano do ensino fundamental. Já a meta 7, pretende fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

 

A meta 8 deseja elevar a escolaridade média da população de 18 e 29 anos. E, por fim, a meta 9 que tem o propósito de elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5%.

 

Como vimos, os desafios são grandes e as metas são extremamente desafiadoras. Contudo, isso não é problema para a equipe da Ação Integradora, que conduziu os momentos de diálogo, análise e construção das ações que ajudarão a alcançar os objetivos finais com muita competência. 

 

Os encontros foram muito produtivos  e de grandes trocas de experiências

 

Os diálogos e reflexões sobre o Plano Municipal de Educação foram realizados em três momentos. Na primeira fase, a Ação Integradora da 6ª Cre divulgou as informações sobre o plano nos CEC’s, onde foram feitas as primeiras discussões, por segmento.

 

Em seguida, os representantes das Unidades Escolares se reuniram para consolidar o que cada um levou da discussão com seu grupo. E, por último, diferentes segmentos das Redes Municipal e Particular se reuniram para fechar o documento e produzir a síntese da Coordenadoria.

 

Ao final do trabalho, os grupos de debate, elencaram algumas ações que poderão contribuir para a realização do Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Dentre elas, destaco as listadas a seguir:

 

 

Os encontros aconteceram em vários espaços da 6ª Cre

 

Meta 5:


1) Garantia de um terço do planejamento para efetivar as ações pedagógicas, em ambiente apropriado, com disponibilidade de mídias;
2) Aumento do quadro de funcionários;
3) Instituir o Horário Integral para toda a Rede, para que haja um conjunto de ações que busquem o desenvolvimento global de cada aluno;
4) Funcionamento da Sala de Leitura garantido, para que possa apoiar o trabalho dos professores junto às turmas.

 

Meta 7:


1) Garantia de investimento no professor, através de capacitações, recursos humanos e materiais;
2) Ampliar o acesso à internet de qualidade, facilitando o trabalho realizado nas Unidades Escolares;
3) Reativar, no quadro de funcionários, a função de porteiro, visando a necessidade de maior segurança nas escolas;
4) Parcerias entre as instituições públicas para apoio de outros profissionais que contribuem para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

 

A professora Adriana, Assessora da Ação Integradora, conduziu, junto com sua equipe, as reuniões do PME

 

Meta 8:


1) Ampliar o número de escolas que possam oferecer programas de Educação de Jovens e Adultos;
2) Criação de um núcleo de EJA presencial / semipresencial para alunos do PEJA e portadores de deficiência, com abordagens culturais, artísticas;
3) Promoção de palestras com profissionais da área de Saúde e Segurança, apresentando trabalhos de orientação e prevenção, periodicamente, nas Unidades Escolares.

 

Meta 9:


1) Garantia de profissionais de Sala de Leitura em todas as Unidades Escolares;
2) Possibilitar maior número de estagiários para atender a grande demanda de alunos integrados e/ou dificuldades de aprendizagem e reforço escolar;
3) Atuação, diretamente na escola, com atendimento aos alunos, professores e funcionários, de psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da área da saúde;
4) Garantia de ampliação de políticas públicas voltadas para a área social.

 

Agora é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar! E você, como pode contribuir para o sucesso do Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro? 

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rieoduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
pme (10)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.