
Segunda-feira, 18/05/2015
Plano Municipal de Educação 6ª CRE
Durante os meses de março e abril, a equipe de Ação Integradora da 6ª CRE reuniu-se com vários segmentos da comunidade escolar para realizar as discussões e estabelecer estratégias para a execução do Plano Municipal de Educação.
Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024), chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos. A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro, através da Ação Integradora, não perdeu tempo! A equipe já começou a se articular com os vários segmentos da comunidade escolar para realizar as discussões sobre o Plano Municipal de Educação.
Os encontros com professores, responsáveis, funcionários e alunos foi muito intenso, pois as diretrizes são extremamente desafiadoras: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade da educação, dentre outras.
A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro estudou, com muito cuidado e atenção, as metas estruturantes do Plano Nacional de Educação. Dentre elas, a equipe da Ação Integradora analisou, com mais dedicação, as metas cinco, sete, oito e nove.
Profissionais de vários segmentos da comunidade escolar se reuniram para discutir sobre as ações do PNE
A meta 5 fala em alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3.º ano do ensino fundamental. Já a meta 7, pretende fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.
A meta 8 deseja elevar a escolaridade média da população de 18 e 29 anos. E, por fim, a meta 9 que tem o propósito de elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5%.
Como vimos, os desafios são grandes e as metas são extremamente desafiadoras. Contudo, isso não é problema para a equipe da Ação Integradora, que conduziu os momentos de diálogo, análise e construção das ações que ajudarão a alcançar os objetivos finais com muita competência.
Os encontros foram muito produtivos e de grandes trocas de experiências
Os diálogos e reflexões sobre o Plano Municipal de Educação foram realizados em três momentos. Na primeira fase, a Ação Integradora da 6ª Cre divulgou as informações sobre o plano nos CEC’s, onde foram feitas as primeiras discussões, por segmento.
Em seguida, os representantes das Unidades Escolares se reuniram para consolidar o que cada um levou da discussão com seu grupo. E, por último, diferentes segmentos das Redes Municipal e Particular se reuniram para fechar o documento e produzir a síntese da Coordenadoria.
Ao final do trabalho, os grupos de debate, elencaram algumas ações que poderão contribuir para a realização do Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Dentre elas, destaco as listadas a seguir:
Os encontros aconteceram em vários espaços da 6ª Cre
Meta 5:
Meta 7:
A professora Adriana, Assessora da Ação Integradora, conduziu, junto com sua equipe, as reuniões do PME
Meta 8:
Meta 9:
Agora é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar! E você, como pode contribuir para o sucesso do Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro?
Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui! Até a próxima semana!
Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
|

