A A A C
email

Sexta-feira, 15/05/2015

Plano Municipal de Educação - PME e 5ª CRE

Tags: 5ªcre, pme.

 

 

A 5ª CRE proporcionou cinco encontros de discussão com os segmentos que compõem a Comunidade Escolar e a Sociedade Civil para a revisão/elaboração do Plano Municipal de Educação, tendo como referência o Plano Nacional de Educação.

 

"O Plano Municipal de Educação (PME) deve ser do município e não apenas da rede ou do sistema municipal. Ele é de todos que moram no município, sendo assim todas as necessidades educacionais do cidadão devem estar presentes no Plano, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da Prefeitura. Também não se trata do plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação, pois atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação".

(Plano Nacional de Educação, Cadernos de Orientações)

 

O PME tem um papel fundamental na vida da educação municipal e determina que todos os municípios terão que adequar ou elaborar seus planos até um ano depois de sua publicação. O trabalho a ser feito envolve levantamento de dados e informações, estudos, análises, consultas públicas, decisões e acordos políticos, e nada disso acontece rapidamente.


Na 5ª Coordenadoria Regional de Educação ocorreram cinco encontros de discussão com os segmentos que compõem a Comunidade Escolar e a Sociedade Civil para a revisão/elaboração do Plano Municipal de Educação, tendo como referência o Plano Nacional de Educação. O objetivo é fundamentar a elaboração do texto base que será discutido na Conferência Municipal para aprovação do texto final do Plano Municipal de Educação (PME).

 

 

Segundo a professora Vera Lucia Delgado, Gerente da AAI 5ª CRE, "nas reuniões foi construída uma proposta coletiva do que seria uma educação ideal para a nossa cidade, discutindo-se as metas e estratégias para aproximar a realidade que vivemos na educação hoje e a realidade que a comunidade escolar propõe como ideal".

 

 

O PME deve ser submetido a um amplo debate e incorpora a riqueza das diferentes visões e vivências que a sociedade tem sobre a realidade que deseja alterar.

No Rio de Janeiro, a Conferência será realizada na Escola Municipal Orsina da Fonseca, rua São Francisco Xavier, 95, Tijuca, nos dias 22 e 23 de maio, respectivamente, das 18h às 21h e de 8h às 19h.

 

Compareça!

 

Professora Regina Bizarro

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
pme (10)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.