A A A C
email

Quinta-feira, 21/05/2015

Plano Municipal de Educação - PME na 9ª CRE

Tags: 9ªcre, pme.

 

 

 

 

A partir da reunião na Secretaria Municipal de Educação a respeito do Plano Municipal de Educação, a Assessoria de Integração da 9ª CRE organizou como seria desenvolvido um plano de ação para realizar uma discussão pública sobre o PME.

 

Professor José Mauro da Silva, coordenador da 9ª CRE, na Plenária PME.


Inicialmente foi realizada uma reunião com o coordenador professor José Mauro da Silva sobre a necessidade de estabelecer um Grupo de Trabalho (GT) na E/SUBE/9ª CRE, que seria o norteador da discussão. Realizou-se uma reunião com os gerentes dos setores da E/SUBE/9ª CRE e foi escolhido um representante de cada setor para integrar o GT.


Foram convidadas para a discussão as instituições civis e educacionais da região, órgãos governamentais e ONGs, instituições universitárias e religiosas, e foi encaminhado por e-mail o material para discussão prévia.

 

Credenciamento.

 

A discussão do Plano Municipal de Educação foi realizada em dois momentos:


1º momento – Plenária na qual o Plano Nacional de Educação (PNE) foi explicado, a necessidade de alinhamento do PME, o porquê da discussão pública e a relação com uma gestão democrática - todos juntos;


2º momento – Divisão em sala por grupos previamente organizados para manter a heterogeneidade com representantes do GT e da Gerência de Educação (GED) para auxiliar e direcionar a discussão e compilar as estratégias;


Foi deixado um desafio: que, de posse do material, todos os participantes discutissem com seus pares e, no final, encaminhassem para o e-mail da Assessoria de Integração as sugestões e estratégias com fotos.

 

Discussão nas salas.

 

Após o término das reuniões, a AAI compilou, junto com a Assessoria de Informática e Tecnologia (AIT), os dados e estratégias das escolas, segmento responsável e plenária, e ajustou em um documento que concretizou e efetivou a gestão democrática e cumpriu com a determinação do próprio PNE:


“§ 2 Os processos de elaboração e adequação dos planos de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de que trata o caput deste artigo, serão realizados com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil. (PNE art. 8°)”

 

Discussão nas escolas por segmento.

 

As discussões foram amplas e todos foram ouvidos. A participação de alunos da Rede Municipal de Educação e da Rede Estadual mostrou o quanto existe a preocupação com a educação e, ainda, reforçou a legitimidade da fala dos alunos.


Pudemos vivenciar que, de fato, a gestão democrática e a participação da sociedade para melhoria da educação são processos de efetiva conquista diária e de exercício para a plena cidadania.

Discussão com o segmento responsável.

 

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (325)
pme (10)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.