A A A C
email

Quarta-feira, 10/06/2015

450 Anos de um Rio quase Desconhecido!

Tags: 8ªcre.

 

 

 

 

No aniversário dos 450 anos da cidade do Rio, alunos da Escola Ruben Berta fizeram uma pesquisa sobre os monumentos existentes em Bangu. Essa pesquisa fez parte de um importante projeto para a escola e resultou na produção de vídeo feito pelos alunos.

 

Professor Itajaci Rogério apresentando os principais monumentos de Bangu.

 

A Escola Municipal Ruben Berta compartilhou com muito orgulho o projeto "450 Anos de um Rio quase Desconhecido".

O projeto, de autoria e direção do professor Alessandro Lacerda com apoio de outros professores e equipe da direção, trouxe muito aprendizado a todos os envolvidos e uma satisfação imensa à comunidade escolar, que compreendeu que a escola é um patrimônio cultural!

 

Primeiras exibições do documentário na escola.

 

Em meados de fevereiro surgiu a ideia de realizar um trabalho focando oito pontos de nosso bairro. O objetivo foi despertar em nossos alunos o apreço pelas coisas de Bangu, levando-os a valorizar seu bairro como cariocas e parte integrante das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. Nosso trabalho visava então fazê-los perceber que o que existe em nosso bairro não é menos importante do que os espaços do cartão postal da cidade. Muito pelo contrário!


Passamos a trabalhar em sala de aula com pesquisa, confecção de cartazes e debates. Nesse momento, surgiram três nomes: Esthefany, Andryws e Karine, que nos pareceram adequados à etapa de germinação do documentário.


Elaboramos um roteiro escrito e de filmagem. Percebemos, através da mãe da aluna Esthefany, a participação do núcleo familiar. A mãe não só acompanhou as filmagens (com câmera e celular), como participou das pesquisas em casa, onde os alunos se reuniram.


Os pontos de pesquisa foram Domingos da Guia, Thomas Donohoe e Estátua da Liberdade. Os alunos ficaram impressionados e - por que não dizer? - alguns sentiram-se orgulhosos com o fato de descobrirem que ali tão perto ocorreu a primeira partida de futebol, e que, em uma praça do bairro, encontrava-se o modelo (em liga de Níquel), utilizado para a confecção da Estátua da Liberdade original, desenhada, projetada e esculpida pelo próprio Fréderic Auguste Bartholdi.


O objetivo dessa obra foi valorizar a Cidade do Rio de Janeiro nos seus aspectos pouco conhecidos e pouco valorizados, como seus patrimônios artísticos e culturais do bairro de Bangu, além de gerar mais debates em sala de aula, conhecimento dos patrimônios e mobilização da comunidade.

    Alessandro Lacerda, professor de Ciências na E. M. Ruben Berta
 

Agente Educadora Dilma Santana explicando sobre a trajetória de Thomas Donohoe e sua influência no futebol brasileiro.

 

Depois de aprenderem sobre monumentos históricos, patrimônio cultural e a própria história do bairro, chegou a hora da produção do vídeo.

Os alunos Andryws Vinicius, Esthefany Braga e Karine Passos foram à procura dos monumentos e dos espaços que contam a história de Bangu e descobriram a influência do Reino Unido, não só em relação à região em que vivem, mas em todo o país.

O vídeo passou a ser uma aula interessante, de resgate de identidade e valorização da escola e de todo o bairro.

A aluna Esthefany apresentando a Estátua da Liberdade, localizada em Vila Kennedy.

 

O Rioeduca parabeniza a diretora geral, professora Silvania Castro, o professor Alessandro Lacerda, toda a comunidade escolar e, em especial, os colaboradores do documentário "450 Anos de um Rio quase Desconhecido".

Esse trabalho já está contagiando professores de outras unidades escolares, que pretendem incentivar seus alunos a novas produções audiovisuais.

Contato com o professor Alessandro Lacerdal - Email: lacerda.alessandro@gmail.com

 

 

Não deixe de conferir o documentário clicando abaixo:

 

 

 

 

Professor, não perca a oportunidade de compartilhar os seus projetos no Portal Rioeduca.

Entre em contato conosco!

 

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)

Comentários
Lindo trabalho da escola. Vivendo em meio a tanta violência, é bonito ver os professores realizarem um trabalho e envolvimento e protagonismo dos adolescentes! Parabéns a todos os envolvidos!

Postado por Adriano Sales em 11/06/2015 07:55

Parabéns pela produção do vídeo.

Postado por Cintia Moreira em 11/06/2015 08:01

Parabéns pelo excelente trabalho!

Postado por Vilma em 15/06/2015 16:45