A A A C
email

Sexta-feira, 12/06/2015

Projeto "A Caminho da Escola"

Tags: 10ªcre.

 

 

 

Trabalhar a Educação no Trânsito tem como objetivo discutir as questões ligadas à segurança, visando capacitar os alunos para a tomada de decisão através de comportamentos adequados à prevenção de acidentes.

 


A Escola Municipal Japão, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, fica localizada no bairro de Santa Cruz e atende 119 alunos da Educação Infantil e 332 alunos do Ensino Fundamental, em um total de 22 turmas.

 

A Escola Japão procura desenvolver projetos que estejam bem de acordo com o cotidiano dos alunos da Unidade Escolar, partindo do princípio de que, dessa forma, os alunos podem aplicar todo o conteúdo aprendido. Assim, foi elaborado um projeto de acordo com as seguintes etapas, em parceria com a CET-RIO:

 

1ª- Os professores discutiram e desenvolveram atividades relacionadas ao trânsito em sala de aula.

2ª- Dramatização de uma peça (equipe CET-RIO) com objetivo de passar os conceitos do trânsito e transportes seguros.

 

Dramatização Equipe CET-RIO.

 

3ª- Realização de atividades pedagógicas desenvolvidas aos alunos de 4º e 5º anos, em sala de aula, pela equipe da CET-RIO com o auxílio do professor regente. Essas atividades ocorrem através de jogos e dinâmicas com as crianças, com o objetivo de fixar os conceitos apresentados. Nelas, os alunos realizam uma oficina de artes para concretizar a sua experiência e suas visões quanto ao uso do transporte seguro e inserção no trânsito.

4ª- Todos os alunos (de 4º e 5º anos) participantes das atividades recebem um certificado.

5ª- Os professores com os alunos fazem uma avaliação (questionário), identificando os principais pontos de riscos de acidentes de trânsito.

 

 

Alunos recebendo o certifcado de participação.

 

Professoras responsáveis pelo projeto: Cyrlene Gomes e Rosana Bandeira.

 

Os alunos observam, em seu caminho até a escola, os cenários que representam risco de acidente de trânsito, além de questões ligadas à mobilidade. Após essa observação, que é individual, a professora compila tais informações em um só documento, que é a pesquisa, e encaminha à CET-RIO.

 

Posteriormente, a equipe analisa os dados e reune esforços nas áreas de Engenharia, Fiscalização e Educação para aumentar a segurança do "caminho para a escola", para a alegria de todos que compõem a equipe da Unidade Escolar.

 

 Diretora Ana Paula Martins, diretora adjunta Alessandra Paixão e coordenadora pedagógica Verônica Freitas.

 

 

E. M. Japão:

Telefone: 3395-1285

E-mail: emjapao@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 

 

                               

 

 

 

 

 



   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Parabéns à toda equipe de gestores e professores da EM Japão pelo desenvolvimento e participação no projeto. Escola viva, colaboradora, engajada e principalmente formadora de consciência.Dina Lucia

Postado por Dina LUCIA Souza em 05/07/2015 11:25