A A A C
email

Segunda-feira, 22/06/2015

Caderno Pedagógico no Cotidiano Escolar

Tags: 6ªcre, cadernos.

 

 

 

O CIEP General Augusto César Sandino utiliza o Caderno Pedagógico nas turmas do 1º ano integrado com o projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia!”. Vamos ver como esse trabalho acontece?

 

Para construir significado ao ler é fundamental ter constantes oportunidades de se enveredar na cultura da escrita e ir aumentando a competência linguística específica em relação à língua escrita. A equipe pedagógica do CIEP General Augusto César Sandino vem fazendo isso através da música e do caderno pedagógico.

 

Utilizando essas ferramentas, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental entraram em contato com materiais escritos variados e com a leitura feita pelos professores de muitos textos. Além disso, os alunos foram desafiados a participar de situações de produção no qual deveriam compor oralmente textos com destino escrito.

 

O cotidiano pedagógico das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental no CIEP envolve atividades criteriosas visando desenvolver as habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.

 

A criança que cresce em contato com a leitura e a escrita se apropria da língua de maneira mais autoral.

 

O fazer pedagógico dos professores é pautado no projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia!” Nele, as músicas são portadoras textuais iniciais para desenvolver e ampliar os diferentes gêneros textuais utilizados no processo de alfabetização.

 

O trabalho com o caderno pedagógico, disponibilizado bimestralmente pela Rede Municipal de Ensino, oferece aos alunos possibilidades variadas de contemplar e articular o currículo. O caderno é utilizado de forma lúdica e prazerosa.

 

No primeiro bimestre, a turma 1.101 realizou atividades do caderno pedagógico que abordaram os seguintes pontos: observação e manuseio de textos a partir de suportes diferentes; utilização do conhecimento prévio do aluno; dedução e descoberta de informações; indagações sobre o texto e consciência fonológica, com rimas e aliteração.

 

O ambiente escolar deve estar repleto de atos de leitura e escrita, inserindo o aluno no mundo das letras.

 

As atividades propostas por esse instrumento foram ampliadas através da utilização de placas alfabéticas para destacar o nome dos animais do texto “História em três atos”. As crianças se divertiram e aprenderam muito observando a ausência e a troca de letras da leitura coletiva.

 

Os alunos desenharam, registraram, leram e fizeram as atividades com muita empolgação. Rapidamente perceberam que podemos formar outras palavras trocando apenas a letra inicial.

 

Nesse processo de aprendizagem, de maneira bem descontraída, foram trabalhados vários fonemas. Além disso, os alunos desenvolveram a consciência das palavras e sílabas. Esse trabalho vem contribuindo, de forma bem significativa, para formar alunos leitores e escritores.

 

Um ambiente alfabetizador não é aquele que contém somente material escrito. Mas aquele em que os diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados com uma função comunicativa.

 

Formar leitores e escritores requer um investimento significativo, que vem sendo feito por toda a equipe do CIEP General Augusto César Sandino com muita competência e amor.

 

Uma escola envolta em um clima leitor é o elemento que mais facilita o trabalho do professor que, no final das contas, é o responsável por fazer crescer, nas diferentes fases escolares, o gosto pela leitura e o domínio da escrita.

 

Parabéns a toda equipe do CIEP General Augusto César Sandino por ajudar a formar uma sociedade leitora! É um orgulho tê-los na 6ª CRE! 

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com o CIEP General Augusto César Sandino!
Rua Praça Otacílio Pedro Vasco, S/Nº
Telefone: 3358-0553
E-mail: ciepsandino@rioeduca.net

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6.ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
cadernos (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.