A A A C
email

Quinta-feira, 16/07/2015

Realfa 1 em Brincadeiras de Criança

Tags: 3ªcre, realfa1, brincadeiras.

 

   

 

 

   Uma lista de brinquedos e brincadeiras foi o ponto de partida para um trabalho multidisciplinar desenvolvido pala turma do Realfa 1 da Escola VirgÍlio de Melo Franco. Trabalhando a Alfabetização e a Matemática, os alunos realizaram pesquisas, dinamizaram as brincadeiras que, ao demonstrar e divulgar para os demais colegas da escola, disseminaram a cultura do Rio de forma lúdica e criativa. Vamos conhecer esse trabalho?

 

 

Objetivo:

Valorizar as conquistas de aprendizagem da turma 8101, expondo seus trabalhos e suas potencialidades à Escola e à comunidade escolar de maneira que os alunos da turma sejam reconhecidos positivamente, além de desenvolver a autoestima de cada um, otimiza o processo de aprendizagem.
 

 

Justificativa:

Sendo uma turma de projeto de Realfabetização, em que se identificou inúmeras situações de baixa autoestima e de autodepreciamento, viu-se, a partir do interesse exposto pelos alunos no tema escolhido, a oportunidade de afetar essas distorções perceptivas de autoimagem, derrubando a crença comum da “incapacidade de aprender”, além de dinamizar o processo de alfabetização.
 

 

Desenvolvimento

Fundamentação Teórica:

O projeto segue a orientação sociointeracionista, trazendo a alfabetização a partir de textos que tenham importância e significação para o aluno. Em que ele possa interpretar, identificar as palavras chaves, relacionar grafema-fonema, interagindo com o texto de forma ativa, com atividades individuais e coletivas. Importante salientar a diversidade textual, oportunizando o contato com poesias, parlendas, trava-línguas, textos instrucionais e músicas de variados estilos. Os alunos devem se sentir livres para serem cocriadores da aula, como por exemplo, criando um ritmo, uma musicalização para uma poesia ou parlenda. As sequências didáticas e as sistematizações de conteúdo acontecem então de forma natural e significativa.

 

 

Multidiciplinariedade:

Em parceria com os professores de Artes, Inglês e Educação Física, o tema foi abordado por vários prismas, permitindo vivências e aprendizados variados, desenvolvendo a coordenação motora grossa, cores, técnicas, regras e, até mesmo, a percepção figura e fundo, entre outros.

Culminância:

Em dois dias, um com oficinas de brinquedos reciclados e brincadeiras livres, outro com a exposição de trabalhos para a escola e comunidade.


 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (326)
realfa1 (1)
brincadeiras (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.