A A A C
email

Segunda-feira, 29/06/2015

Grupo Interativo e Tertúlia Literária: Ferramentas para uma Aprendizagem Dialógica

Tags: 6ªcre.

 

 

 

Em 18 de junho, a Gerência de Educação da 6ª CRE realizou uma formação com os professores de 4º e 5º anos na Escola Monte Castelo. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas, sobretudo, ser um educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercício dos direitos básicos à cidadania.

A formação continuada é uma grande aliada do professor nesse sentido. Não se pode falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores, que vem sendo considerada, juntamente com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação.

Nessa perspectiva, a Gerência de Educação da 6ª CRE planejou para este ano capacitações envolvendo todos os professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Vários encontros serão realizados durante o ano.

Vamos conhecer, agora, o encontro que aconteceu com os professores de 4º e 5º anos!

 

Tema do encontro com os professores de 4º e 5º anos da 6ª CRE.

 

A segunda reunião com os educadores aconteceu no dia 18 de junho, na E. M. Monte Castelo. Ela teve como tema o seguinte assunto: Grupo Interativo e Tertúlia Literária: Ferramentas para uma Aprendizagem Dialógica.

A professora Débora Belloni, Coordenadora Pedagógica do G. C. Coelho Neto, conduziu o encontro de forma dinâmica e com muita competência. Ela passou para os docentes presentes toda a experiência e sucesso de sua Unidade Escolar com a implementação de ações na comunidade de aprendizagem.

No primeiro momento, a palestrante falou da importância de se implementar novas ações dentro da Unidade Escolar em prol da melhoria do ensino. Em seguida, apresentou o projeto Comunidade de Aprendizagem e as atividades que são desenvolvidas com os alunos do Ginásio Carioca.

 

Professora Débora Belloni conversa com os professores sobre o que é uma aprendizagem dialógica.

 

Umas das atividades apresentadas foi o Grupo Interativo. Nele, os estudantes são agrupados de forma heterogênea quanto ao nível de aprendizagem, cultura, gênero, raça etc. O professor da turma conta com a ajuda de voluntários para mediar as interações.

O professor fica livre para tirar as dúvidas dos alunos, já que existe um adulto em cada grupo para garantir que os alunos realizem as atividades dadas pelo professor. Isso possibilita atender as necessidades de todos, além de proporcionar igualdade de oportunidades.

A segunda atividade apresentada foi a Tertúlia Literária. Nela, os alunos são arrumados em círculos e inscrevem-se, previamente, para interpretar um trecho do Clássico Literário lido. 

 

Professores de 4º e 5º anos vivenciam o Grupo Interativo.

 

Um ou mais alunos emitem suas opiniões e/ou argumentam sobre a fala de algum colega. Depois disso, o moderador, que é o professor, marca novas páginas de leitura e avisa a data do próximo encontro.

Essa atividade favorece a troca direta entre todos os participantes sem distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade. Nessa leitura dialógica, com a interpretação coletiva de textos, o que prevalece é a validade dos argumentos, o diálogo igualitário, o respeito e a solidariedade.

De acordo com a avaliação dos professores participantes, ao final do encontro, a formação superou a expectativas. A professora Drielle Brito achou muito importante as ideias apresentadas, afinal, a capacitação foi uma ótima oportunidade para a inserção de novas práticas no cotidiano escolar.

 

Professores da 6ª CRE vivenciam a Tertúlia Literária através do trecho do livro O Abutre, de Franz Kafka.

 

Outro depoimento foi da professora Aline Sarmento, que disse: “Adorei a formação e gostaria que todas fossem com esse nível de competência”. O professor Alex dos Santos declarou: “Achei muito importante ter visto o resultado apresentado com melhorias através do projeto”.

A Gerência de educação da 6ª CRE se encheu de orgulho ao ver que está no caminho certo! A formação de professores é um processo de transformação tanto do educador como da escola através da implementação de atividades educativas inovadoras que favorecem a participação de todos.

 

Um agradecimento muito especial não pode deixar de ser dado às professoras Débora Belloni, nossa querida e competente palestrante, e Maria Rejane, diretora do Ginásio Carioca Coelho Neto, pela parceria de sempre! Vocês são o orgulho da 6ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com a Gerência de Educação da 6ª CRE!

Rua dos Abacates, s/n.º - Deodoro
Telefone: 2457-0017 ou 2457-0023
E-mail:gedcre06@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6.ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)

Comentários
A GED está de parabéns mais uma vez pela preocupação com a formação docente.A formação sem dúvida enriquece nosso trabalho como um todo. Parabéns a todos os envolvidos no processo.

Postado por Christiane Penha em 29/06/2015 09:13