A A A C
email

Sexta-feira, 03/07/2015

O CIEP e seus Projetos

Tags: 10ªcre, ciep.

 

 

 

O CIEP Ismael Nery, da 10ª CRE, localizado na Zona Oeste, no bairro do Cesarão, atende aproximadamente 1.100 alunos, com grupamentos do 6º ao 9º ano de escolaridade, mais a modalidade de ensino de PEJA.

 

No decorrer do 1º bimestre alguns projetos tiveram destaque, sendo trabalhados com todos os alunos. São eles:

 

Projeto Somos Autores:

 

A professora de Língua Portuguesa Marilene Moreira desenvolveu com suas turmas um projeto chamado "SOMOS AUTORES", visando aproveitar toda produção de texto dos alunos.

 

A primeira atividade foi em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro. Foi feito um cartão mostrando uma figura de um presente que daria ao Rio. Em seguida, escreveu, dentro do cartão, porque daria aquele presente. A atividade dos alunos consistiu em trazer figuras de presentes que ofereceriam ao Rio e depois tinham que explicar o porquê escolheram aquele presente. Surgiram as mais curiosas e variadas explicações para os presentes oferecidos. Os alunos se envolveram bastante na execução da atividade.

 

Alunos deixando suas mensagens.

 


Semana da Alimentação:

 

Foi desenvolvido um projeto a partir do conceito de que a alimentação saudável é uma grande aliada para se viver mais e melhor. Atualmente, o ser humano vivencia uma grande transição alimentar, em que trocou alimentos naturais por alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico etc. Assim, para o organismo funcionar adequadamente, o corpo precisa de matéria-prima, que são os nutrientes. Infelizmente, estes estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nessa atividade, o principal objetivo foi apresentar aos alunos os benefícios de uma alimentação saudável. Para tal, várias atividades foram realizadas em sala de aula.


1) Confeccionar a roda dos alimentos com a turma 1804:

Com massa de biscuit, os alunos modelaram os alimentos. Em seguida, os alunos formaram uma roda e foi debatido sobre a importância do consumo daqueles alimentos. A roda serviu para aula de todas as turmas do oitavo ano e, depois, foi colocada em exposição na escola.

 

2) Dia-a-dia x açúcar:

Como já ouvimos: "Não coma isso, tem muito açúcar!", mas você sabe qual a quantidade de açúcar nos alimentos? Em alguns casos, é difícil acreditarmos em algo que não vemos, e você pode até se perguntar: "Será que essas pessoas têm razão quando dizem isso ou estão apenas fazendo tempestade num copo d’água"? 


Ao fazer esse questionamento com os alunos, percebeu-se que eles associam açúcar apenas aos doces. Para esclarecer em que alimentos encontramos açúcares, foi pedido que os alunos trouxessem diferentes embalagens. Em sala foram analisados os rótulos, e eles conseguiram detectar a presença de açúcar em vários alimentos consumidos por eles. Depois, calcularam a quantidade de açúcar em cada embalagem, pesaram o açúcar, colocaram em saquinhos e confeccionaram um cartaz com essas informações.

 

Essa atividade foi extremamente proveitosa, pois foram trabalhados conceitos das disciplinas de Ciências e Matemática. A partir desse conceito inicial, ao analisarem o cartaz, foi iniciado um debate sobre o diabetes, doença na qual o portador tem dificuldade de produção de insulina devendo moderar no consumo de glicose.

 


3) A importância de comer frutas:

Trabalhou-se o conceito de que as frutas são grandes fontes de nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais. Elas ajudam na limpeza do organismo, eliminando impurezas e auxiliando no funcionamento do intestino, e reduzem o risco de doenças crônicas, como depressão, doenças do coração e cânceres, além de ajudarem na regulação do colesterol. Desenvolveu-se uma atividade em grupos para pesquisar a importância do consumo de cada fruta.

 

A atividade foi excelente para a troca de informações que achavam na internet e anotações (para confeccionar cartazes). Alguns alunos fizeram desenhos das frutas, outros pintaram.
 

Tudo terminou em uma deliciosa salada de frutas...


O trabalho em grupo, a troca de informações, a salada de fruta foi uma excelente experiência para os alunos da turma 1802.

 

 

Alunos realizando as atividades

 

Alunos realizando as atividades.

 

Organizados em grupos, os estudantes discutiram seus erros e refizeram as tarefas, quando necessário. Em algumas situações, a linguagem do outro colega pode ser mais eficaz do que a da professora. A atividade em grupo é extremamente importante pois os alunos se apropriam melhor das informações e aprendem a resolver conflitos, não somente de relações, mas também de conhecimentos.

 

Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!

 


CIEP Ismael Nery

e-mail: ciepinery@rioeduca.net

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
ciep (11)

Comentários
O educador precisa saber aproveitar e trabalhar com o conhecimento que o aluno já adquiriu e tentar atualizar esses conhecimentos de acordo com a nossa realidade do dia-a-dia, e de acordo com o que a sociedade exige desses educandos. Parabéns pelo excelente trabalho realizado!

Postado por Patrícia Fernandes em 03/07/2015 11:17