A A A C
email

Quarta-feira, 01/07/2015

Com os Olhos nos Textos e com a Mão na Massa

Tags: 8ªcre.

 

 

 

Tornar o momento da leitura algo desejado é o que a professora Daiana Sena pensou ao criar o projeto "Com a Mão na Massa". Seus alunos estão provando que sua iniciativa está no caminho certo! Hoje ela compartilha sua experiência com o Rioeduca.

 

Professora Daiana Sena e sua turminha em Roda de Leitura na E. M. Raul F. Ryff.

 

Considerando que os estudantes estão inseridos numa sociedade onde circulam diferentes gêneros textuais, é função da escola prepará-los para ler, produzir e interpretar as informações presentes nos textos.


A leitura não pode ser encarada apenas em seu caráter funcional e utilitário, uma vez que a literatura pode ser uma fonte de descoberta e colaboração para a construção da identidade, além de colocar em evidência questões e conflitos que permeiam o universo infantil.

Por considerar que “Na escola, quem propõe a fantasia, quem estimula a imaginação da criança, é o professor, quando faz boas mediações, oferecendo textos literários com qualidade” (OLIVEIRA, 2010), reconhecemos que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e que também promovam a reflexão acerca dos temas do cotidiano. Assim, busca promover a compreensão do papel da leitura na formação cultural e acadêmica.

  

Professora Daiana Sena lendo para a turma e seus alunos fazendo a leitura de encarte de jornais.

 

Na Escola Municipal Raul Francisco Ryff, a professora Daiana Sena de Souza procura estimular a leitura de seus alunos do 3º ano diariamente.

A ideia é propor atividades lúdicas e dinâmicas construídas a partir de um texto lido coletivamente.

Essa experiência tem levado as crianças a estabelecer conexões entre o que se lê e o que se vive, despertando nelas a imaginação e múltiplas aprendizagens.

Sendo o 3º ano o período de consolidação da alfabetização, todo o empenho da professora em oferecer diferentes leituras torna-se um fator de fundamental importância para que os alunos consigam ler e sintam prazer em fazê-lo.


 

Alunos preparando biscoitinhos feitos a partir da leitura do livro: "Deliciosos Nutritivos e Feitos por Mim!". 

 

 

"Dando continuidade ao trabalho já realizado dentro do espaço escolar com o incentivo à leitura e o contato com diferentes gêneros textuais, tais como receitas, cartas, letras de música e outros, foi pertinente aproveitarmos a oportunidade de visitar o 17º Salão do Livro FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) - um espaço essencial para o desenvolvimento e formação do leitor. Tornar a leitura uma prática prazerosa e necessária, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, independente e criativo, é a proposta que trabalhamos."

            (Projeto "Com a Mão na Massa" - Professora Daiana Sena, E. M. Raul Francisco Ryff)

 

Alunos da E. M. Raul Ryff no Salão do Livro, em encontro com autor.

 

 

O Rioeduca parabeniza todos os projetos de incentivo à leitura que acontecem na cidade do Rio de Janeiro e, em especial, a professora Daiana Sena e seus alunos pelo projeto "Com a Mão na Massa".

 

*     *     *

 

Professor, entre em contato conosco e compartilhe seu trabalho!

 

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)

Comentários
O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento da inteligência e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Postado por Patrícia Fernandes em 01/07/2015 15:09

Muito bom saber que os alunos estão tendo acesso à leitura e aos livros! Parabéns!

Postado por Nilza em 03/07/2015 21:15