
Segunda-feira, 06/07/2015
Dia de Pizza e Fração no CIEP Anton Makarenko
A turma de Aceleração do CIEP Anton Makarenko teve uma aula bem diferente para aprender frações neste bimestre. Vamos ver como tudo aconteceu?
Nós precisamos da Matemática para praticamente tudo o que fazemos, desde calcular quanto arroz precisamos para o almoço, até planejar o gasto do nosso salário ou mesada. Apesar disso, ela parece ser a disciplina mais odiada entre os estudantes. Talvez por ser considerada difícil, abstrata ou desnecessária. Esse não é o caso da turma de Aceleração 1, da professora Rachel Nascimento, do CIEP Anton Makarenko. O aprendizado da matemática nessa turma é feito através de materiais lúdicos. Os alunos constroem os conceitos matemáticos com criatividade e autonomia.
O CIEP Anton Makarenko atende aos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Um exemplo disso foi a aula sobre frações ministrada pela professora Rachel. A educadora não mediu esforços para transformar a aula em um maravilhoso rodízio de pizza. Os alunos puderam fazer várias pizzas, comer e aprender vários conceitos sobre o conteúdo em estudo. As crianças foram devidamente equipadas com toca e luva para iniciar a montagem das pizzas. Durante esse processo, trabalharam com a lista dos ingredientes e a quantidade de materiais necessários para a sua construção.
Os alunos da turma 8401 fazem parte do projeto de Reforço Escolar.
O momento em que a pizza ficaria pronta foi esperado com ansiedade por todos os alunos. Depois que ela saiu do forno, a professora Rachel fez várias atividades com as crianças para trabalhar os conceitos matemáticos envolvendo frações. A aula foi um verdadeiro sucesso! Como vimos, foi criado na sala de aula um clima favorável ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos alunos. Se bem estimuladas, as crianças podem desenvolver seu conhecimento, o que certamente irá transformá-los em pessoas mais autônomas e independentes.
O CIEP Anton Makarenko possui várias atividades registradas em seu blog pedagógico.
Parabéns, professora Rachel Nascimento! Um bom professor sabe como incentivar crianças e adolescentes a raciocinar e a chegar aos resultados pelos seus próprios caminhos. Quando se entende a matemática, ela se torna uma atividade prazerosa. É um orgulho tê-la na 6ª CRE!
Quer saber um pouco mais? Entre em contato com CIEP Anton Makarenko!
Estrada de Botafogo, s/n.º
Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6.ª CRE
|


6ªcre (344)