A A A C
email

Quinta-feira, 02/07/2015

Grêmio Estudantil, um Exercício de Cidadania

Tags: 4ªcre, gremio.

 

 

 

O grêmio estudantil é a máxima representação dos estudantes na escola, onde eles se organizam de modo mais sistemático a partir dos fundamentos históricos e políticos do movimento estudantil, e participam do processo de redemocratização do Brasil.

 

 

"Escola Cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola de produção comum do saber e da liberdade. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia” .

Paulo Freire

 

 

A experiência com a formação do grêmio contribui para que os alunos se percebam como agentes de transformação e exercitem sua cidadania.

A Escola Municipal Luiz Cesar Sayão Garcez se reconhece como espaço primordial na formação de seus alunos e, assim, promove espaços de diálogo que correspondem aos desejos e expectativas dos estudantes. O objetivo é que eles se apropriem mais do ambiente escolar, aumentando, então, a permanência interessada e significativa nesse espaço.

 

 

 

Através desse trabalho, a escola e a comunidade escolar buscam instrumentalizar os alunos para que compreendam a importância da sua participação no processo de democratização da sociedade e da educação, para entender que a realidade escolar não pode se distanciar da realidade social. Portanto, é preciso que, desde cedo, as nossas crianças e jovens possam participar da vida política e exercer um papel de agentes de concretização dos direitos inerentes a cada pessoa e a todas elas pela via da participação coletiva nos processos decisórios e de controle social.
 

Sabemos que as ideias, os sonhos e os projetos, para que se concretizem, precisam de pessoas debatendo sobre um determinado assunto. E, após isso, que as melhores propostas sejam votadas e eleitas, fazendo valer a decisão da maioria e reforçando a concretização dos valores democráticos.

Além de prepará-los para a vida política comunitária, a vivência nos grêmios proporcionará aos estudantes a sensação de serem pertencentes ao sistema escolar, dando mais sentido e significado para o seu estar na escola.

 

 

Parabéns aos envolvidos com o trabalho do grêmio, do qual os alunos, diretores, coordenadores e professores se tornam aliados. Pois, somente assim, o grêmio atua verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

 

 

Escola Municipal Luiz Cesar Sayao Garcez

Telefone (21) 3885-3370
E-mail emgarcez@rioeduca.net
 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)
gremio (4)

Comentários
O Grêmio Estudantil é um instrumento que leva a escola a ter uma gestão participativa! Parabéns!

Postado por Patrícia Fernandes em 03/07/2015 11:27