
Sexta-feira, 10/07/2015
Arte, Cultura e Educação na Heitor Beltrão
O trabalho com a Arte visa o desenvolvimento integral de todos os envolvidos e, também, o estímulo, a valorização e a realização de ações e projetos direcionados à Educação e Cultura dentro e fora da Unidade Escolar.
"(...) a arte é uma técnica social do sentimento, um instrumento da sociedade através do qual incorpora ao ciclo da vida social os aspectos mais íntimos e pessoais do nosso ser. Seria mais correto dizer que o sentimento não se torna social, mas, ao contrário, torna-se pessoal,quando cada um de nós vivencia uma obra de arte, converte-se em pessoal sem com isto deixar de continuar social."
(VIGOTSKI, 1998, p. 315)
Acreditando nisso, a Escola Municipal Heitor Beltrão desenvolveu o Projeto: Rio de Janeiro, Arte, Cultura e Educação. O referido trabalho fez alusão a comemoração pelos 450 anos da Cidade Maravilhosa. Além disso, o projeto envolveu não só a participação de todos da escola, mas também da comunidade escolar de uma forma geral. Apostamos no potencial da arte enquanto meio que envolve o conhecimento a ser construído, a linguagem a ser experimentada e fruída, e a expressão a ser externalizada e refletida. Dessa forma, trabalhamos com a arte, enquanto área de conhecimento - com características únicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano, apostando que ela é o que leva o nosso aluno a construir, experimentar, externalizar e refletir.
"Assim, através de ações formativas, inovadoras e criativas, construimos em nossa Unidade Escolar um caminho para a formação integral do nosso aluno. Tudo isso aliado à vivência de forma concreta das mais diversas expressões artísticas, estéticas, corporais, musicais, intelectuais e comportamentais. Além das ações ligadas à identidade local, mostra que a cidade é muito além do bairro em que moramos. Essa é a nossa cidade, a Cidade Maravilhosa!" (Professora Claudete Macedo - Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar)
Como podemos observar, pela arte, somos chamados a olhar além dos interesses imediatos, além da realidade material. Somos chamados a perceber a verdadeira dimensão do nosso ser e do nosso destino, a assumir amplamente a nossa identidade não apenas como indivíduos pertencentes a uma sociedade em determinado tempo ou lugar, mas como seres cósmicos, pertencentes à grande família humana.
Parabéns aos envolvidos, por promover acões que permitam que outras ações do passado humano sejam apropriadas, ampliadas e aprofundadas paulatinamente até chegar no estágio de desenvolvimento atual.
Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCREanaaccioly@rioeduca.net
Escola Municipal Heitor Beltrao embeltrao@rioeduca.net
|


4ªcre (287)
Postado por michele correa em 19/07/2015 09:21