A A A C
email

Segunda-feira, 13/07/2015

Brincar Sem Muros

Tags: 10ªcre.

 

 

 

A Escola Municipal Leôncio Corrêa, da 10ª CRE, fica na Ilha de Guaratiba, atendendo alunos de 4 a 12 anos, distribuídos em 13 turmas da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental. A quantidade atual da Unidade Escolar é de 272 alunos.

 


A Ilha de Guaratiba é uma área que possui muito verde, cercada por plantações e sítios. A Unidade Escolar tem o privilégio de contemplar toda esta natureza, e faz uso dela da melhor forma possível. Ensina os alunos a importância da preservação, do convívio com a natureza, e incorpora este elemento natural às aulas ministradas.

 

Professora Sandra Navarro, diretora geral Ana Paula Cardoso e coordenadora pedagógica Suzana Huguenin.

 


As possibilidades de retomada dos princípios fundamentais para a valorização do “homem” exigem o exercício da autocrítica, o que passa pela verdadeira vontade de mudar. Nesse processo, o outro voltará a ser visto como ser humano, com suas inerentes diferenças, sem preconceitos ou exclusões.


“Qual de nós não deseja um mundo sem guerras e violência? Sem fome, poluição e mais verde? Um mundo que valorize a todos e a cada um, como personagem único e imprescindível para o coletivo?"

Estas foram as reflexões e as aspirações que levaram à construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) intitulado: “Do mundo que queremos ao mundo que construímos".

Sintonizadas com as aspirações do PPP e o Planejamento Anual, e voltado à celebração dos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro ("Rio você foi feito pra mim"), no segundo bimestre, o tema trabalhado foi “Rio de mil valores”. Também foi desenvolvido com as turmas da Educação Infantil o subtema “Respeito”, incluindo o respeito à natureza.

Dessa forma, em 30 de junho, no dia do “Brincar sem muros” (projeto elaborado pela Gerência de Educação Infantil), as três turmas da Educação Infantil optaram por fazer uma caminhada ecológica pelas ruas do bairro que ainda preservam a característica rural, com seus hortos, chácaras e haras. São paisagens que contribuem grandemente para o projeto paisagístico da cidade.

 

 

 

 

 

Alunos participando do "Dia do Brincar".

 


As belezas naturais existentes em cada caminho percorrido, a beleza do rio de águas claras sem a poluição, reservatórios de água e o verde existente foram admirados e estudados pelos alunos da Unidade Escolar.

Essa atividade foi bem proveitosa para que as crianças e seus professores conhecessem um pouco mais da região onde a comunidade escolar desenvolve as suas atividades cotidianas, buscando a exploração do mundo, do próprio corpo, do espaço a que pertencem, do reconhecimento e das relações sociais de convivência, das pessoas e dos objetos que estão nele, suas características e usos, dos elementos que compõem a localidade e a dinâmica da natureza.

As professoras Suzana Huguenin e Sandra Navarro, assim como a agente educadora Gleice, estimularam seus alunos a estabelecerem relações dos temas desenvolvidos nas aulas com a realidade que se apresentava através de um passeio lúdico e divertido pelo entorno da escola.

Logo, alguns alunos estabeleceram relações entre a linda paisagem local e os cenários dos contos de fadas, trabalhados como temas geradores durante as aulas, levando os demais alunos a seguirem os seus exemplos e, assim, viajarem na imaginação. Conceitos como preservação do ambiente, exploração dos sentidos, diversidade da fauna e flora, ciclos da natureza, paisagem natural e modificada, habitat dos animais...


Sandra Navarro, entusiasta da Literatura Infantil e do folclore brasileiro, aproveitou o ensejo para incrementar o passeio: uma trilha de formigas carregando pedaços de folhas lembrava a fábula da “Cigarra e a Formiga”; um cavalo remetia aos contos de fadas com seus príncipes e princesas; o portão do palácio da Cinderela; o convite para o baile real colocado na caixa de correio do castelo; um bambuzal ao Saci Pererê; uns casebres destruídos lembravam as más ações do Lobo Mal atacando as casas dos Três Porquinhos; as folhas devoradas pelas lagartas ao livro “A Primavera da Lagarta”, e assim por diante. A alegria e empolgação das crianças foram contagiantes e até os transeuntes participaram da brincadeira.

Voltando à escola, o passeio rendeu bons frutos: resultou em trabalhos como: relato oral das observações e sensações obtidas, desenhos livres, técnicas de artes aproveitando o relevo das folhas coletadas, modelagem de animais, entre outras atividades que foram para o portfólio dos alunos.

Com toda essa dinâmica, foi fácil para os alunos entenderem que, se tiverem boas ações, preservando e respeitando o ambiente, poderão viver constantemente no “mundo das fadas”.

 

Escola Municipal Leôncio Corrêa

E-mail: emleoncio@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.