A A A C
email

Sexta-feira, 17/07/2015

Entre Jovens na Escola Zélia Braune - PEJ

Tags: 4ªcre, pej.

 

 

 

O sucesso do aluno é o foco principal do "Entre Jovens"! É para onde estão voltados os esforços do projeto: despertar a vontade e o prazer do estudante em continuar os estudos. Assim, também contribui com a redução da evasão escolar.

 

 

"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."

(Paulo Freire)

 

 

 

Na Escola Municipal Zélia Braune é assim:

 

O projeto "Entre Jovens" foi implementado em nossa UE em 2013 e veio de encontro a um projeto que já era realizado pela escola desde 2012. O objetivo era contribuir na orientação e encaminhamento dos alunos oriundos do nono ano que saíam do ensino fundamental sem muitas perspectivas.

Ao iniciarmos em 2012, contávamos com o trabalho voluntário dos professores da nossa UE, que abraçaram a causa junto com a equipe e material elaborado pelos próprios professores.

 

 

Quando nossa escola foi agraciada com a parceria do Instituto Unibanco através do projeto "Entre Jovens", achávamos que seria só mais um projeto para preenchimento de papéis e relatórios, e que não duraria muito tempo.

Com o tempo, percebemos a seriedade do projeto que nos contemplou com um quadro completo de estagiários, permitindo-nos aumentar o número de turmas e, consequentemente, o número de alunos atendidos, além de contar com um excelente material didático de apoio para os estudantes. 

 

 

Hoje, o "Entre Jovens" virou uma referência para os alunos da escola, reconhecidos como a “elite” do colégio. Desde o sexto ano, eles já ambicionam ingressar no projeto.

Os alunos que participam realizam simulados periódicos na preparação para futuros concursos, participam de palestras motivacionais sobre profissões e expectativas de futuro ministradas pelos próprios professores da UE, fazem visitas a instituições do interesse vocacional de cada um, participam de grupos de estudos com orientação da coordenação, entre outras atividades.

Nos sentimos extremamente orgulhosos de poder contribuir através desta parceria, com a realização de sonhos de alguns de nossos alunos e mudado a história de famílias.

 

Texto enviado pela Equipe Zélia Braune

 

Como podemos observar, esse projeto, além de proporcionar a consolidação de um trabalho sério e comprometido com uma educação de qualidade, permite uma visão mais globalizada do aluno, na qual o sistema de tutoria constitui-se numa operação importante de articulação escolar relacionada ao mundo do aluno e que leva a uma aprendizagem significativa.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos, por desenvolver entre si uma relação de compartilhamento de experiências e conhecimentos, aplicados com a confiança de todos os seus participantes.

 

Escola Municipal Zelia Braune

Telefone (21) 3855-9283
E-mail embraune@rioeduca.net
Endereço Rua George Bizet
Jardim America  

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)
pej (4)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.