A A A C
email

Quinta-feira, 30/07/2015

A Escola Mantendo a Tradição dos Festejos Juninos

Tags: 8ªcre.

 

 

 

 

Nos meses de junho e julho, várias escolas realizam as Festas Juninas, planejadas com base nos temas pedagógicos. São momentos de aprendizado e de confraternização entre os alunos, seus responsáveis e a equipe da unidade escolar.

 

"Arraiá do Onito" no CIEP Professora Célia Martins Menna Barreto.

 

Quando chega o mês de junho, já sabemos que é hora de preparar os chapéus de palha, as bandeirolas, convidar amigos e parentes para dançar quadrilha, acender a fogueira e se esbaldar de tanto comer pipoca, canjica e pé-de-moleque.

Essa tradição, que incorporou-se à nossa cultura, mantém-se viva graças às escolas que todos os anos realizam os festejos juninos com seus alunos.

 

"Festa dos Ritmos" no EDI Edith Marques.

 

As Festas Juninas são as principais festas populares brasileiras depois do carnaval.

São típicas festas do interior do Brasil, com músicas, comidas, brincadeiras e, até mesmo, um figurino diferenciado.

Graças às escolas de todo o país, essa tradição tem se mantido, fazendo com que, nos meses de junho e julho, o Brasil rural contagie a população, e as crianças coloquem o “pé na roça”. 

 

Festa no EDI Célia Alencar. Na janela, uma plantação de milho feita pelos alunos com garrafas pet.

 

No CIEP Célia Martins Menna Barreto, as turmas do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) organizaram a festa junina de forma coletiva.

Todos participaram, desde a escolha do nome do "Arraiá", até as brincadeiras e comidas típicas que foram oferecidas na festividade.

Os alunos decidiram democraticamente que o nome da festa seria "Arraiá do Onito", que é o nome do professor de Matemática das turmas do PEJA da escola, professor José Onito.

O gesto demonstrou não só a amizade e o entrosamento entre professores e alunos, mas também foi uma prova do quanto a escola e seus participantes se percebem num mesmo caminhar em busca do sucesso. Mesmo que esse caminhar aconteça à noite, depois de um longo dia de trabalho.

 

EDI Rafael Pereira em grande animação!

 

O EDI Professora Edith Marques realizou a festa com o tema "Ritmos".

Uma das turmas trouxe graça e alegria para a festa ao som de "Asa Branca", de Luiz Gonzaga!

Para os pequenos alunos, a apresentação foi mais do que apenas uma dança, pois a professora Viviane Prado trabalhou vários temas relacionados a essa música num período anterior à festa. 

 

"A partir da música "Asa Branca", conhecemos o sertão, trabalhamos a importância da água e sua falta no nordeste. De acordo com o projeto do EDI, chegamos à Feira de São Cristóvão, pois tínhamos que falar sobre um ponto turístico do Rio! A festa foi linda e os meus pequenos arrasaram e me encheram de orgulho!"

                                                   Professora Viviane Prado - EDI Professora Edith Marques

 

Festa na E. M. Roberto Simonsen.

 

Na Escola Municipal Roberto Simonsen, brincadeiras folclóricas agitaram e fizeram a alegria dos adolescentes!

Dança da laranja, ovo na colher, dança das cadeiras e muitas outras brincadeiras foram propostas pelos professores Alexssander Barbosa e Marisa Cunha.

O primeiro semestre foi encerrado nesse clima de descontração, ludicidade e aprendizado em várias escolas da rede municipal.

 

 

*     *     *

 

Professor, no segundo semestre do ano letivo, teremos várias ações e projetos em nossas escolas!

Compartilhe com o Rioeduca.

Queremos conhecer você e seus alunos!

 

 

*     *     *

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)

Comentários
Maravilhoso!!! Foram muitas festas lindas, anunciadas por belíssimos convites que chegaram à Coordenadoria!!! O mais importante foi perceber a grande integração entre as Unidades Escolares e suas comunidades!!! Parabéns a todos!!! Ééééé a 8ª!!!!!!!

Postado por Jô Cruz em 30/07/2015 10:47

A época das Festas Juninas é um momento riquíssimo para as escolas, pois podemos trabalhar vários itens da nossa cultura que, muitas vezes, são esquecidos em meio a correria que vivemos. Parabéns!

Postado por Patrícia Fernandes em 31/07/2015 14:28

As tias estão de parabéns pelo empenho e dedicação na produção das festas e fantasias das crianças. fiquei encantada com a minha neguinha maluca e o par malandrinho. Lindos, como todos estavam

Postado por Sheila Santos em 08/09/2015 13:18