A A A C
email

Segunda-feira, 03/08/2015

Feira Transdisciplinar

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

O Ginásio Experimental Olímpico Princesa Isabel, da 10ª CRE, fica localizada no bairro de Santa Cruz, atendendo a aproximadamente 480 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, em horário integral (7 horas de ensino), com 13 turmas. A Unidade Escolar oferece uma proposta de ensino diferenciada e, por conta disso, inovou mais uma vez!

 

Durante a Feira de Ciências, é dia de falar apenas daquilo que se aprende nas aulas específicas, dia de falar de células, de reações químicas, de seres vivos, certo? Errado. No GEC Princesa Isabel, a Feira de Ciências teve como tema principal “Água e Energia, crises e possibilidades” e, por isso, não se limitou a falar de questões científicas, aventurando-se em outros campos. Questões ambientais, que são comuns à área científica, se somaram a questões sociais relevantes.


Para abrir a Feira, a turma 1901 entrou no palco do Centro Cultural, mas nada de experimentos complexos de Química e Física. Eles preferiram tocar na ferida dos alienados, tratando sobre o preconceito em suas diversas faces, dando destaque para o racismo e o bullying. Um verdadeiro show de bom senso.

 

As turmas de oitavo ano, 1801 e 1804, não se contentaram com cartazes e panfletos explicativos sobre como se prevenir contra a gravidez indesejada e DST’s. Deram um show com peças de teatro sobre a gravidez na adolescência e sobre a AIDS, abordando ainda sobre o risco do aborto ilegal e do sexo sem prevenção, sem deixar de lado a importância dos exames da fase pré-natal para gestante e bebê.

 

Já as turmas 1802 e 1803 deram uma verdadeira aula de como se exercitar com saúde na "Academia Sustentável", tirando medidas e calculando o IMC dos visitantes, e indicando uma série de exercícios, com a supervisão dos professores de Educação Física.

 

As turmas do sétimo e nono ano fizeram várias exposições sobre como utilizar a água de forma sustentável. Experimentos, jogos e até músicas sobre o consumo sustentável fizeram parte dessa exposição.

 

Alunos da turma1701 – Poluição de fontes de água e tratamento, com direito a um modelo do sistema de tratamento de esgoto

 

 Alunos da turma 1703 e 1704 – Consumo sustentável de água

 

Alunos da turma1904- Seca no Sudeste e o consumo sustentável de água por meio de músicas, experimentos e jogos

Alunos da turma 1902 – Tratamento da água

 

 

Já as turmas 1702 e 1903 decidiram fugir da questão da água e decidiram caminhar por outras áreas do conhecimento. Os alunos da turma 1702, com temas variados, fizeram um passeio pelo Sistema Solar com quebra-cabeças formados por estrofes do livro Cordel & Ciência (Org. Ildeu de Castro et alii - FIOCRUZ), mas também tiveram o seu momento tecnológico: a Robótica com seus mecanismos movidos à luz solar, como miniaturas de roda gigante e de carros, além de braços mecânicos e pontes elevadiças movidos à energia hidráulica. 


Por fim, ao som da música “Água Viva”, a disciplina eletiva de Dança fecha uma feira rica em aprendizagem e em alegria. Uma feira que envolveu todos os professores, toda a escola, que passou por todas as áreas do Conhecimento. 

 

GEC Princesa Isabel:

empisabel@rioeduca.net

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.