A A A C
email

Terça-feira, 25/08/2015

Saúde Bucal na Creche Zilka Salaberry

Tags: 6ªcre.

 

 

 

Na semana de 24 a 30 de abril, em parceria com o Programa Saúde na Escola, a Creche Municipal Zilka Salaberry promoveu uma ação voltada para a saúde bucal na creche. Vamos acompanhar?

 

Para que a importância da saúde bucal seja absorvida, nada melhor do que educar as crianças desde cedo. Pensando nisso, a Creche Municipal Zilka Salaberry, localizada em Acari, em parceria com o Programa Saúde na Escola, proporcionou aos alunos uma série de ações voltadas para a saúde bucal.

 

Várias atividades foram realizadas com os alunos, funcionários e responsáveis: avaliação para remoção do tecido cariado, formas de escovação correta, distribuição de kits de escova e creme dental para as crianças e palestras.

 

Palestra ministrada pela equipe do PSE aos pais dos alunos da C. M. Zilka Salaberry.

 

Com essas ações, a equipe gestora e pedagógica da creche está utilizando a prevenção como uma forma de diminuir as doenças bucais, tanto nas crianças como nos responsáveis. Esse é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente. 

Ao tratar do assunto na escola, a C. M. Zilka Salaberry está exercendo um papel fundamental para o crescimento cognitivo e para a prevenção da saúde da criança. E isso é levado a sério neste espaço escolar.

 

O objetivo da creche é zelar pela saúde das crianças, responsáveis e funcionários.

 

Assim que começam a ter coordenação motora, as crianças são estimuladas e motivadas a cuidar de sua higiene pessoal. Com atividades lúdicas e em grupos, as educadoras mudam comportamentos, e oferecem o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.

O papel dos pais é de extrema importância nesse processo, por isso eles foram convidados a participar desse momento. Hábitos de higiene são adquiridos em casa de acordo com a frequência, a rotina e a importância que se é dada.

 

Programa Saúde na Escola realiza a avaliação antropométrica (cárie) e entrega o kit escovação.

 

Como vimos, a educação está sendo utilizada como um pilar para promover e preservar a saúde, enquanto trabalha a construção de novos conhecimentos e práticas, dentro de uma metodologia participativa.

 

Parabéns a toda equipe da C. M. Zilka Salaberry e ao Programa Saúde na Escola por promover atividades que estimulam a saúde bucal em crianças que estão em seus primeiros anos de vida. É uma idade propícia para incorporar as práticas de prevenção e hábitos de higiene bucal e corporal nas atividades diárias. Vocês estão ajudando a construir um futuro saudável a todas essas crianças! É um orgulho tê-los na 6ª CRE!

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a Creche Municipal Zilka Salaberry!
R. Piracambú, 590 - Acari, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3371-1416
Blog: http://zilkacreche.blogspot.com.br/
E-mail:ciepsandino@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 


 

                               

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.