
Quarta-feira, 09/09/2015
Brigadeiro para Adoçar a Aprendizagem: os Masterchefs!
Os "Masterchefs" da Escola Abeilard Feijó! Alunos do primeiro ano aprenderam da forma mais gostosa e na prática: brigadeiro para adoçar a aprendizagem.
As turmas de 1º ano da E. M. Abeilard Feijó, pertencente à 11ª CRE, trabalharam o gênero receita com brigadeiro, inspiradas no Caderno Pedagógico do 2º bimestre. As professoras Márcia Studart e Adônia Melo enfatizaram o gênero textual pedindo que os alunos trouxessem receitas de casa.
Caderno pedagógico projetado através do datashow.
O combinado era claro: a receita só seria realizada se todos soubessem ler os ingredientes e o modo de fazer. Assim sendo, todas as crianças se empenharam ao máximo e, de fato, leram! Então, compramos os ingredientes e, com a parceria dos responsáveis, conseguimos as forminhas e potinhos plásticos para os alunos guardarem os brigadeiros. Divimos a turma em grupos e fomos lendo os ingredientes, apresentando-os. Aproveitamos que está em alta o Masterchef e dissemos que eles seriam os cozinheiros do dia!
Alunos na prática fazendo brigadeiro.
Provocamos a curiosidade e o raciocínio ao perguntarmos: “A receita do caderno pedagógico dá para todos comerem?”, “Vamos usar quatro vezes mais do que foi pedido. Vamos contar?”, “O leite condensado é comprado como quilo ou litro?” E, assim, fomos trabalhando noções de multiplicação e sobre medidas de massa. Depois de acrescentarmos todos os ingredientes, cada criança foi chamada para mexer a massa do brigadeiro.
Mexendo com a colher de pau.
A massa foi feita em um refratário de vidro, mexida com colher de pau, e colocada no micro-ondas da escola. Foi explicado às crianças que não seria possível usar o fogão e que, em casa, eles jamais poderiam cozinhar sem que um adulto os acompanhasse. As turmas foram para a sala dos professores, onde fica o micro-ondas, e viram a massa cozinhar. Enquanto a massa esfriava, foram para a sala abrir as forminhas, organizar seus potinhos e lavar as mãos para enrolar o doce.
Combinamos que cada aluno faria uma dezena de docinhos, reforçando o conceito matemático trabalhado. E assim foi feito. Foi muito divertido ver o quanto eles estavam alegres e, realmente, aproveitando e aprendendo naquele momento. Acreditamos que, quando o aluno participa como agente transformador no processo de aprendizagem, o sucesso é garantido! Esperamos que nossa experiência sirva para outras crianças e professores da rede!
Quer saber mais sobre a atividade? Ligue para a escola: Telefone: 2463-7866 ou 2463-7753 E-mail: emabeilard@rioeduca.net
Laura Fantti Davilla Serpa
|


Postado por Mirian Calaça em 09/09/2015 20:51