A A A C
email

Quarta-feira, 18/05/2016

Aprendendo sobre Culturas Diferentes

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

A Creche Municipal Margarida Gabinal está desenvolvendo o Projeto Pedagógico Anual Frutos da Terra tendo como um dos objetivos valorizar diferentes culturas.No primeiro bimestre, os alunos participaram do projeto Margarida na Ilha de Páscoa.

 

Quando vocês ouvem a palavra Páscoa, o que vem a cabeça? Ovos de chocolate, coelhos, comemoração religiosa? Diante dessas indagações, as crianças da Creche Margarida Gabinal, juntamente com suas famílias, descobriram outro significado para essa palavra e realizaram uma viagem repleta de riquezas culturais.

 

Ouvindo músicas da cultura Rapa Nui.

                           

A Comunidade Escolar da Creche Margarida Gabinal aventurou-se em um dos pontos mais isolados do planeta Terra e também um dos lugares mais misteriosos, considerado o umbigo do mundo, que coincidentemente recebe o nome de “Páscoa”.

 Reproduzindo os Moais, esculturas de Pedras famosas da Ilha de Páscoa.
 

Este ano a creche está desenvolvendo o Projeto Pedagógico Anual “Frutos da Terra” que é um convite a análise, reflexão e valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, imersos em suas singularidades. A abordagem dessa temática pretende oferecer à criança a possibilidade de conhecer um mundo cheio de relações interpessoais.


Nesse contexto, buscou-se através do subprojeto “Margarida na Ilha de Páscoa!” entre outros objetivos refletir sobre valores fundamentais para convivência harmônica em sociedade, investigar curiosidades da Ilha de Páscoa e contribuir com o repertório cultural das crianças, discutindo e questionando os conteúdos e vivências trazidas pelas turmas, ampliando sua visão de mundo.

 

         Pinturas faciais inspiradas na cultura Rapa Nui.

 

Afinal, Páscoa pode ter muitos significados e entendemos que antes cidadãos do que consumidores. Segundo o mestre Paulo Freire "O mundo não é, está sendo" e, portanto, somos sujeitos da história que podem transformá-lo.

Durante o projeto muitas propostas foram desenvolvidas com as crianças e seus familiares.

Dentre elas:

- Reproduziram com sucatas e argila os famosos MOAIS, que são estátuas de pedras espalhadas pela Ilha de Páscoa;

- Fizeram pinturas faciais inspiradas na cultura Rapa Nui;

- Conheceram trajes, ouviram músicas e dançaram ao som do Povo Rapa Nui;

 

Culinária Experimental : empanadas recheadas.
 

- Preparam coletivamente uma deliciosa receita tradicional da região: Empanadas recheadas com sardinha;

 

                                           Observação do fenômeno da erupção vulcânica.
 

- Construíram um vulcão com barro e observaram o fenômeno da erupção. Os vulcões formam as paisagens da Ilha de Páscoa. Estão extintos há milhares de anos, mas basta admirar as suas crateras para imaginar a força que tiveram no passado distante;

- As tartarugas para o Povo Rapa Nui representa longa vida e respeito pela família. Com isso, as crianças receberam a visita das Tartarugas Penélope e Pérola e em seguida reproduziram com sucata uma tartaruga gigante encontrada facilmente pelos turistas na Ilha de Páscoa;

 

   Observação de tartarugas.
 

-  Criaram os famosos Petróglifos com argila;

 

                                                                    Petróglifos feitos pelas crianças.


- Conheceram a tradição do “TANGATA MANU” - Homem Pássaro, onde representantes eram selecionados a participar de uma competição e o primeiro a trazer um ovo intacto era nomeado homem-pássaro e governava a ilha durante um ano. Inspirados nessa prática realizamos uma grande brincadeira com as crianças e seus familiares;


- Realizaram rodas de conversa e contação de história do livro ROLIM de Ziraldo e descobriram porque a Ilha de Páscoa é considerada o “Umbigo do Mundo”;

 

                                                        Conhecendo a história Rolim de Ziraldo.
 

- Anualmente, os habitantes escolhem uma Rainha Rapa Nui para representar a “Ilha de Páscoa” em eventos realizados na Polinésia Francesa e em outras partes do mundo. Inspirados nessa tradição, as crianças brincaram com suas famílias de Rei e Rainha Rapa Nui;

                                                                  Participação dos responsáveis.
 

- Conheceram a Ovahe - Praia Rosa, uma praia muito exótica da Ilha de Páscoa formada por areia rosa. As crianças coloriram areia de praia e brincaram explorando diferentes sensações .

 

  Brincando com a areia rosa.


Além dessas propostas, se aventuraram nas cavernas da Ilha de Páscoa, ouvindo histórias sobre sua origem, confeccionaram pulseiras e cordões inspirados no povo Rapa Nui, enfim foram momentos muito significativos para todos.

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

Contato da C.M. Margarida Gabinal:

cmmgabinal@rioeduca.net

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.