A A A C
email

Sexta-feira, 20/05/2016

Trabalhando com Maquetes

Tags: 4ªcre.

 

 

 

A escola como instituição de ensino dentro da sociedade, tem o papel de oferecer condições favoráveis para que todas as pessoas tenham acesso ao ensino de qualidade. Desta forma, escola e professores devem estar abertos a novos saberes e práticas que tenham por proeminência à formação integral e ainda,  que essas  garantam de forma competente a formação de seus alunos.

 

Segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. (1996, p. 01)
 

De acordo com as orientações citadas acima, a Escola Municipal Joracy Camargo desenvolveu uma atividade para a construção de maquetes, na qual é possível ter o domínio visual de todo conjunto espacial  por ser um modelo tridimensional, que favorece a relação entre o que é observado no campo e no mapa.

 

Maquete da Igreja da Penha

 

"O trabalho com maquetes foi desenvolvido pelos alunos do quinto ano da Escola Municipal Joracy Camargo. A proposta apresentada pela professora Ana Paula Fonseca foi de entender e representar o espaço da cidade. Foram realizadas aulas de geografia como objetivo de proporcionar ao aluno conhecimento do espaço da sua cidade, utilizando como recurso, vídeo e mapas. Após esse trabalho em sala de aula, partimos para a construção das maquetes tendo como resultado esses trabalhos lindos!" Texto enviado pela Professora Ana Paula Souza.

 

Exposição das Maquetes na Escola Municipal Joracy Camargo

 

O real intuito dessas atividades são de superar problemas evidenciados em sala de aula, que dificultam a aprendizagem dos alunos devido às metodologias e técnicas ultrapassadas.A superação deve ser através depráticas inovadoras, que possam dar uma orientação melhor ao processo de ensino aprendizagem.

 

Maquete do Bairro da Penha

 

No desenvolvimento desse projeto foi possível constatar o interesse de cada um  em colaborar, portanto, a escolha dos recursos utilizados fora excelente para que alcançassem os objetivos propostos, tendo em vista, que os alunos deixaram de ser sujeitos passivos para tornarem-se ativos, no qual cada um com o seu modo de pensar e agir pode colabor significativamente para a efetiva aquisição de conhecimento e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem.

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

Contato da E.M. Joracy Camargo:

emjoracy@rioeduca.net

Contato para publicações:

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.