A A A C
email

Quarta-feira, 06/07/2016

Projeto Diego Rivera: Aprendendo com Murais

Tags: 11ªcre, espanhol.

 

 

 

 

Os professores das turmas 1201 e 1202 da Escola Municipal Holanda, localizada na Ilha do Governador, realizaram um trabalho em conjunto, sobre o artista plástico Diego Rivera, realizando leitura interpretativa com os alunos, das obras do artista. CONFIRA!

 

O professor Leonardo Zanotti apresentou aos alunos um vídeo em que é mostrado o processo criativo de Diego Rivera em uma de suas obras muralistas, “La Gran Ciudad de Tenochtitlan”, onde representa um recorte desta grande cidade, com figuras das paisagens e do mercado Tlatelolco, uma feira de troca asteca.

 

Vídeo apresentado aos alunos

 

Através desse vídeo, em espanhol, é possível perceber o conceito do movimento Muralista, a cultura, a origem étnica e a língua espanhola como fruto da colonização. As professoras Marli Rojas e Elisa Gonçalves juntamente com o professor de espanhol Leonardo, realizaram de forma compartilhada este belo projeto.

Em animação, o vídeo pode ser explorado de forma rica para os objetivos específico e gerais. Nele os alunos são levados à “leitura” dos signos ali representados, afirmando a arte como linguagem.

Foram entregues cópias para serem coloridas e proporcionado a liberdade para a recriação livre das obras em qualquer linguagem que desejassem.

 

Alunos se familiarizando com as obras do artista plástico

 

Depois foi apresentada a biografia do artista, levando os alunos a perceberem a relação entre experiências vividas e suas representações simbólicas.

Recortes da cultura asteca foram desenvolvidos em sala de aula, como indumentária, rituais e alimentos deste povo pré-colombiano.

Foram apresentadas aos alunos as diversas obras do artista, levando-os a perceberem sua técnica e cores predominantes, lendo e relendo, extraindo a essência de cada uma.

 

Mural confeccionado pelos alunos

 

Para finalizar, foram expostos os trabalhos em mural, honrando a memória do artista que acreditava que as obras deveriam ser expostas para todos, onde todos se tornaram muralistas.

Fizemos entre os alunos pequena feira de trocas, reproduzindo a cultura asteca retratada no vídeo mencionado. 

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: Escola Municipal Holanda

E-mail: emholanda@rioeduca.net

Telefone: 3353-9933 ou 3393-9122

 

Parabéns a Escola Bilíngue Holanda e a todos os envolvidos neste belo projeto, que amplia o conhecimento de mundo dos alunos, além da compreensão da arte como forma de linguagem e expressão.

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

11ªcre (138)
espanhol (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.