A A A C
email

Sexta-feira, 08/07/2016

Aventura pela Ásia: Conhecendo a China e o Japão

Tags: 9ªcre, creche, educação infantil, projeto.

 


 

 

 

Aventura pela Ásia: Conhecendo a China e o Japão – Os alunos da Creche Municipal Professora Flora Santina Ferrari Braz, da 9ª CRE, viajaram pelo oriente para conhecer esta cultura milenar.

 

 

Na companhia do personagem Kung Fu Panda e seus amigos, os alunos da Creche Flora Santina descobriram as riquezas da Ásia. Desembarcaram na China, lugar onde vivem o maior número de pessoas no mundo com a missão de conhecer uma nova Cultura, novos jeitos e costumes, bem diferentes dos nossos. Empolgados na companhia do Panda, o grande dragão guerreiro, conheceram as artes marciais e descobrimos o corpo através do kung fu. Imitando o amigo Panda, as crianças se divertiram e descobriram o corpo através dos movimentos e aprenderam o valor da amizade. Aprenderam sobre a Festa do Dragão, animal símbolo da Cultura Chinesa que representa o esforço necessário para superar obstáculos até alcançar seus sonhos e sucesso.

 

 

Conheceram ainda a arte chinesa do Tangran. Descobriram as cores e formas geométricas e, através dessa arte chinesa, que se parece com um quebra-cabeça de 7 peças, aprenderam a formar diferentes figuras e desenhos. No desafio do Tangran, as crianças puderam desenvolver noções matemáticas de cores, formas, contagem e ainda, desenvolver o pensamento, o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

 

 

Continuando a aventura pela Ásia, é hora de visitar o Japão. Em japonês Nihon koku que significa "Origem do Sol". Um país onde a Cultura e os jeitos de viver misturam as riquezas dos antepassados e as tecnologias do Novo Mundo. O Japão se destaca pela qualidade de vida, pelas inovações tecnológicas e ainda pela preocupação em proteger o meio ambiente diante do progresso e desenvolvimento. No Cantinho conectados, as crianças foram incentivadas a desenvolver novas habilidades como a coordenação motora, a autonomia, a concentração e a linguagem através de divertidas brincadeiras. Curiosas e empolgadas, experimentaram novas tecnologias e fizeram grandes descobertas.

 

 

Os alunos observaram que a forma de falar e escrever dos japoneses é muito diferente da nossa, combina o Kanji de origem chinesa com dois alfabetos silábicos japoneses, o hiragana e katakana. As crianças puderam praticar registros japoneses através do desenho e suas simbologias relacionando-os a nossa forma de linguagem habitual através do letramento. Nessa aventura, conheceram muitas histórias e lendas.

 

 

Aprenderam a fazer origami, a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando diferentes figuras e objetos sem cortá-lo ou colá-lo. No desafio do Origami as crianças puderam desenvolver a concentração, a imaginação e construíram conceitos matemáticos importantes.

 


 

Terminando essa viagem, os alunos conheceram e experimentaram os sabores da culinária tradicional japonesa, que tem como alimento principal o arroz branco, que lá é chamado de hakumai. Ao contrário de nossa cultura, não utilizam talheres e para comer. Eles usam o hashi, originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal. Os japoneses se alimentam de frutos do mar, como peixes e outros produtos marinhos (como algas) e na maioria das vezes os comem cru e chamam de sashimi. Empolgados com essas descobertas, as crianças prepararam receitas deliciosas para a Mostra de sabores do Oriente:

  • Yakisoba, cujo nome significa, literalmente, "macarrão de sobá frito". O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne;
     
  • Hakumai, tradicional arroz branco cozido em forma de bolinhos;
     
  • Sushi de frutas;
     
  • Umeboshi ou chá verde, como conhecemos;
     
  • E os famosos biscoitos da sorte chineses!

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pela creche, acesse o blog

 

Contato com a U.E. pelos telefones 2415-7907 e 3462-7237 ou pelo e-mail cmpferrari@rioeduca.net.


 

 

 

 

 


                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (325)
projeto (62)
creche (44)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.