A A A C
email

Quarta-feira, 27/07/2016

Olimpíadas da Creche Municipal Dina Sfat

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 


 

A Creche Municipal Dina Sfat está desenvolvendo diferentes aspectos da aprendizagem trabalhando com o tema Olimpíadas.  

 

Com o tema Numa explosão de cores e sentidos, vamos conhecendo o mundo,  a Creche Municipal Dina Sfat vai construindo seu projeto anual. Pensando no momento histórico que estamos vivendo na cidade do Rio de Janeiro, a unidade escolar está envolvida com atividades em torno do tema Olimpíadas.

 

  Bonecos feitos a partir da silhueta dos alunos.

 

Conhecer o mundo e, aos poucos, ir se apropriando desse através de propostas que respeitem o perfil das crianças da Creche Dina Sfat e, ao mesmo tempo, estejam contextualizadas com o momento que estamos vivenciando é um de nossos objetivos.

A Dina Sfat não poderia ficar de fora desse momento histórico, que é a realização das Olimpíadas aqui em nossa cidade.

 

Alunos carregando a tocha olímpica da Creche.

 

                              Momento simbólico representando o acendimento da pira olímpica na Creche.

                                               

Para sensibilizar e despertar a curiosidade das crianças para esse tema, foi promovido um evento no dia do “Brincar sem muros”. Neste dia, os responsáveis foram recebidos e feita toda uma sensibilização envolvendo sentimentos que permeiam os jogos e que não se pode deixar desaparecer ao longo do ano  na creche.

Os responsáveis sinalizaram palavras como: respeito, harmonia, alegria, fé, entusiasmo, união entre outras tantas. Essas palavras foram registradas em papéis vermelho, amarelo e laranja e colocadas em nossa pira Olímpica. Depois ao som da música “Carruagem de Fogo”, aconteceu o desfile da tocha da unidade escolar, que passou pelas mãos das crianças até ser “acessa” a  pira da creche. Foi um momento mágico!

A partir do dia da abertura dos jogos da Dina, as crianças tem realizado diferentes atividades.

 

                        Construindo bonecos a partir da silhueta das crianças representando os continentes.

 

Primeiro cada turma ficou responsável por construir um boneco com a silhueta de uma criança da turma simbolizando cada continente. Confeccionaram também os elos Olímpicos com os pés das crianças para ser construído o mural.

Além da realização de  propostas em sala contemplando jogos e atividades de movimento, letramento, lógica, sócio afetivo, nas sextas feiras, toda creche foi reunida  para se brincar nas competições.

Já é tradição na creche o projeto da quarta encantada onde  todos os grupos se reúnem para voarem na imaginação e faz de conta através de diferentes histórias encenadas pelas professoras e agentes de educação infantil com confecção de cenários feitos com participação das crianças.

 

                                   EI-53 pintando revistas para confecção dos arcos olímpicos.

 

Também foi planejado trazer Tom e Vinícius para o cotidiano da creche. Cada quarta feira será contemplada com uma música para ser transformada  em história e apresentada, contando um pouco da obra desses artistas para as crianças.A música inicial foi “Garota de Ipanema”, que encantou a todos desfilando pela calçadão.

 

    Cenário pronto para a apresentação de Garota de Ipanema.

 

O pato Pateta apareceu e aprontou poucas e boas com as crianças. Tantas fez o moço que acabou na panela. As crianças também acabaram dentro da panela e adoraram!Depois experimentaram brincar com bolas de água, panelinhas para fazer comidinhas de mentirinha e para brincar com os outros personagens da história tentando pegá-los dentro da panela.

 

Apresntação da peça : O Pato Pateta.

 

 

                 Felipe, o pai da  aluna do EI-51, ao violão, tocando Tom e Vinicius, para os responsáveis, no                              Brincar sem Muros.

 

A direção da creche conta que todos estão muito envolvidos com esse projeto que possibilita desenvolver diferentes aspectos da aprendizagem das crianças. "Ainda estamos no comecinho de nosso subprojeto Olimpíadas da Dina, mas temos certeza que iremos vivenciar muitas brincadeiras ao longo desse ano."

 

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!
 

 

 

Contato da Creche Municipal Dina Sfat:

cmdinasfat@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.