A A A C
email

Sexta-feira, 29/07/2016

Projeto de Incentivo à Leitura

Tags: 4ªcre.

 

 

 

 

 

Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola. Para isso, é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, do mundo real ao mundo do faz-de-conta.

 

"A leitura tem sido historicamente um privilégio das classes dominantes; sua apropriação pelas classes populares significa a conquista de um instrumento imprescindível não só à elaboração de sua própria cultura, mas também à transformação de suas condições sociais."
                                                                                                                Magda Soares

 

 

Existem várias formas de incentivar a criança a gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Ser um bom contador de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam com o professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento.

 

 

 

"Projeto foi realizado com as turmas 1502 e 1504 da E. M. Joracy Camargo. Teve como objetivo estimular o interesse pela leitura; desenvolver a criatividade e o senso crítico; ampliar o vocabulário; identificar os diferentes tipos de texto; além de envolver a família que irá auxiliar em casa nas atividades propostas." Texto enviado pela Professora Ana Paula Souza

 

 

O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. Sabemos que a criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, como por exemplo, nas situações familiares.

Nos primeiros anos de escolarização a criança precisa ser incentivada e instigada a ler, de modo que se torne um leitor autônomo e criativo. Projetos como esse proporcionam momentos de leitura significativa e incentivam a formação do leitor crítico e reflexivo.

 

 

Ler é de fato uma descoberta, é uma viagem por mundos e histórias inimagináveis. Muda os horizontes, faz uma conexão do mundo real com o imaginário. Viagem essa que deve ser interpretada, compreendida, interrogada, ampliada. É desse contato, desta troca que nasce o prazer de conhecer, de imaginar, de inventar a vida. A leitura é um ato de comunhão com o mundo: expandimos o estar no mundo, alcançamos esferas de conhecimento antes não experimentadas e isso faz toda a diferença na nossa formação enquanto sujeito da nossa própria história.

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato da E.M. Joracy Camargo :

Endereço: Estrada José Rucas, 1465 - Olaria
Telefone: (21) 2280-9393

 

Contato para publicações:

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 
 
 
 
 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.