A A A C
email

Quarta-feira, 31/08/2016

Foi um Rio que Passou em Minha Vida

Tags: 2ªcre.

 

 

 

Os alunos da Escola Municipal Senador Corrêa conheceram nossa cidade e sua história através de visitas culturais, o que proporcionou aos jovens fazerem uma nova leitura da cidade do Rio de Janeiro.

 

A professora Rosângela Araújo é regente da turma do sexto ano experimental e considera que as visitas culturais colaboram com o conhecimento de mundo do aluno, além de proporcionar uma interdisciplinaridade com as matérias estudadas em sala de aula. Por isso, a professora nos enviou um relato compartilhando esta experiência pedagógica bem-sucedida pelo segundo ano.


A proposta surgiu ano passado em virtude dos 450 anos do Rio de Janeiro, de apresentar aos alunos do 6º ano experimental da Escola Senador Corrêa, localizada no bairro de Laranjeiras, a cidade maravilhosa com um olhar diferenciado ou perspectiva de olhar diferente da qual os educandos estão acostumados. Mostrar que o Rio não é só feito de Pão de Açúcar, Cristo Redentor e praias, mas dentro de seu espaço geográfico possui um universo de conhecimento cultural e artístico que somado as suas belezas naturais torna ele verdadeiramente uma cidade maravilhosa. O projeto continua em 2016, pois a professora acredita e considera importante visitas a museus, centros culturais e quaisquer projetos complementares fora da escola, sempre fazendo um “link” com as disciplinas.

 

 

Projeto Bike - Educa na Lagoa Rodrigo de Freitas

 

A professora Rosângela cita o pensamento da professora Nádia de Souza que diz: “Fazer com que a escola saia da escola e transponha os muros para descobrir que conhecimento não se constrói unicamente no ambiente escolar.”

 

Centro Cultural da Caixa Exposição Frida Khalo

 

E, partindo deste pensamento, surgiram os objetivos do projeto que são despertar no aluno o interesse pela produção cultural e artística que existem nos museus e centros culturais e desenvolver no discente um olhar crítico a partir das obras e trabalhos observados e levar o aluno a fazer uma nova leitura da cidade do Rio – uma cidade cultural.

 

Exposição Legados da Grécia

 

O público atendido pelo projeto "Foi um Rio que Passou em Minha Vida" é composto por alunos do sexto ano experimental e o período de duração é de fevereiro a novembro. Os educandos sempre participam de maneira positiva e intensa, pois para alguns é a primeira oportunidade para visitar estes espaços culturais.

 

OI Futuro - Museu das Telecomunicações.

 

As visitações são mensais ou bimestrais a espaços culturais e museus.


A professora Rosangela compartilhou conosco os lugares propostos para visitação em 2016:

• Projeto Bike – Educa – Lagoa Rodrigo de Freitas ;

• Centro Cultural da Caixa (Centro) Exposição Frida Khalo ;


• Centro Cultural Banco do Brasil (Centro) Exposição CoMciência e Exposição Permanente de Moedas;

• Oi Futuro Flamengo Exposição – Museu das Telecomunicações ;


• Visita ao cinema São Luiz no Largo do Machado fazendo interdisciplinaridade com os conteúdos de História.

Após as visitas o projeto é registrado através de um bate papo informal, produção textual de alunos como atividade voluntária e fotos das visitas.

Agradecemos a professora Rosângela Araújo por compartilhar conosco esta experiência pedagógica e desejamos sucesso a toda equipe da unidade escolar.

 

O contato da professora Rosângela Araújo é:  rpajas@hotmail.com

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)

Comentários
O nosso Rio de Janeiro é lindo e muito rico em sua história. Parabéns por proporcionar aos alunos momentos de aprendizado cheios de significado!

Postado por Patrícia Fernandes em 01/09/2016 13:24