A A A C
email

Segunda-feira, 05/09/2016

Olimbaby, Pequenos Atletas e um Grande Futuro

Tags: 10ªcre.

 

 

 

O EDI desenvolveu o projeto sobre os Jogos Olímpicos que foram disputados no Rio de Janeiro em 2016.

A E/CRE(10.19.631) Creche Municipal Mãos Pequenas está localizada à Rua Nelson Piauhy Dourado, nº 510 – Urucânia - Santa Cruz, atende 100 bebês de 6 meses a 3 anos, em turmas de berçário e maternal em horário integral e tem como diretora, a professora Patrícia Nunes de Pontes Dian e como diretora adjunta, a professora Lívia Lopes Guedes. A equipe conta com Professores de Educação Infantil e Agentes de Educação Infantil, que juntos buscam desenvolver um trabalho de excelência em qualidade para a comunidade que atendem.

 

Diretora Patricia, diretora adjunta Lívia e alunos na abertuda da Olimbaby

 

Como 2016 é o ano das Olimpíadas no Rio de janeiro, o Projeto Político Anual foi desenvolvido voltado para o tema: “RIO DE JANEIRO, BRAÇOS ABERTOS SOBRE MÃOS PEQUENAS”, onde as atividades desenvolvidas buscam mostrar e explorar as diversidades culturais e as belezas naturais do Rio e, também, hábitos dos cariocas. Pensando assim, a equipe planejou para julho, desenvolver atividades que dessem alusão aos jogos e que respeitassem os objetivos a serem alcançados com a faixa etária atendida: desenvolvimento da coordenação motora, socialização e integração.

— Após algumas pesquisas surgiu o subprojeto: “Olimbaby, pequenos atletas e um grande futuro”, onde adaptações foram feitas para desenvolver algumas modalidades com os bebês: futebol, circuito de atividades, judô, hipismo, esgrima, corrida de velotrol, ginástica rítmica e, assim, embarcamos neste passeio olímpico que nos proporcionou grandes alegrias por ver nossos objetivos pedagógicos serem alcançados em meio às brincadeiras. — afirma a diretora Patricia.

Nessa faixa etária, a bola é um objeto extremamente conhecido e disputado, então, foi fácil desenvolver com as crianças um momento onde eles pudessem reconhecer a formação de um jogo de futebol: campo, trave, time e a bola.

O Judô tem como objetivos a disciplina, o ouvir e o estímulo a participação. Então, trabalhamos essa modalidade esportiva pelo fato de atender a comandos e incentivar a participação.

 

Futebol e Judô

O Circuito de atividades motoras ajuda a vencer desafios, desenvolver habilidades motoras de acordo com sua capacidade individual, além de pular, correr e rolar.

A esgrima é uma modalidade esportiva ainda pouco conhecida pelos cariocas, principalmente, na zona oeste, onde fica a comunidade atendida pela Unidade Escolar. Percebendo o gosto das crianças por brincar tocando um ao outro e por mostrar uma atividade ainda não conhecida, a direção desenvolveu esta brincadeira com as crianças, onde o objetivo era colocar a ponta da espada na barriga do amigo.

 

Circuito de atividades e Esgrima

 

— A atividade mais disputada das OLIMBABY foi a corrida de velotrol. No dia a dia, uma das brincadeiras mais queridas na creche, é brincar com velotrol, o “bibi” como as crianças costumam falar. Foi muito gostoso fazer uma disputa entre as turmas do berçário e do maternal. — afirma a diretora Patricia.

 

Corrida de velotrol

Para trabalhar o Hipismo, a direção transformou o ato de correr numa modalidade esportiva, simulando uma corrida de cavalos. Além disso, também, foi trabalhada a ginástica rítmica, principalmente com fitas coloridas. Os objetivos dessa modalidade são: coordenação, leveza, agilidade e plasticidade. Com algumas fitas metaloides, saias de papel crepom e música instrumental, as alunas fizeram um belo espetáculo.

 

Hipismo e encerramento

O encerramento desse projeto aconteceu com um evento, com a participação dos responsáveis, prestigiando a atuação de seus pequenos atletas. Houve apresentação de fotos e vídeos de tudo que foi desenvolvido, assim como a explicação de cada modalidade esportiva e seus objetivos pedagógicos. Houve muita emoção na entrada solene da tocha olímpica e quando as crianças do maternal conduziram a bandeira do Brasil.

 

Equipe de funcionários e direção

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/SUBE/CRE (10.19.631) Creche Municipal Mãos Pequenas
Telefone: 3158-5192
Email: cmpequenas@rioeduca.net

 

 

Rodrigo Abreu
é Professor da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato: rodrigosantos@rioeduca.net
WhastApp: 98848-6724 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Que lindo ver os nossos bebês já experimentando os benefícios que o esporte proporciona! Parabéns!

Postado por Patrícia Fernandes em 06/09/2016 08:39

Muito legal! Estou amando fazer parte dessa equipe.

Postado por Nathália em 20/08/2017 21:56