A A A C
email

Quarta-feira, 30/11/2016

Aula Passeio ao Museu de Arte do Rio

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

Sob a temática do projeto anual “Rio, juntos somos mais artes”, alunos do EDI Monsenhor Cordioli vivenciaram no mês de outubro uma aula passeio ao Museu de Arte do Rio – MAR, para conhecer um pouco da cidade do Rio de Janeiro e sua história.

 

As turmas EI 11 e EI 13 do EDI Monsenhor Cordioli participaram de uma aula passeio ao MAR - Museu de Arte do Rio, considerando que é muito importante para crianças da Educação Infantil, por propiciar o aprendizado de modo lúdico e estimulante, fazendo com que elas se conectem a outras realidades não contempladas em sua vivência cotidiana.

 

  Aula Passeio ao MAR.

 

Durante o trajeto de ida e volta da Cidade de Deus ao Centro do Rio, as crianças aprenderam e experimentaram a importância do uso do cinto de segurança. Foram observando a geografia e a paisagem dos bairros, encantaram-se quando passaram pelo túnel da Linha Amarela, observaram a diferença entre os prédios e as casas, visualizaram os diferentes meios de transporte: VLT, ônibus, carros e avião.

 

Aprendendo a importância do uso do cinto de segurança.

 

As crianças do EDI Monsenhor Cordioli  puderam aprender também o cuidado com o meio ambiente, jogando o lixo do lanche no lugar certo, partilharam o lanche que levaram com outras crianças e com isso descobriram como é bom dividir e saborear juntos o alimento e os saberes.

 

   Partilhando lanche e aprendendo a cuidar do lixo.

 

Ao chegarem ao Museu encantaram-se com a obra Morrinho. Chamou-lhes a atenção às cores, o material reciclado e como foi feito o Cristo, a presença dos carros de polícia nas ruas e becos (realidade vivenciadas por eles na comunidade onde moram), a disposição dos materiais que apresentam as moradias e as ruas do Rio.

 

 Aprendendo sobre a exposição Morrinho.

 

Olhando para parte externa do Museu as crianças visualizaram um pouco da Região Portuária. Viram o “Museu do Amanhã”, a Praça Mauá, a ponte Rio - Niterói, fizeram questionamentos sobre o que estavam vendo e o que achavam ao olharem a arquitetura do entorno. Fizeram uma leitura do Rio de ontem e o de hoje e como elas querem o Rio para o amanhã.

 

                      Descobrindo o Rio de Ontem e de Hoje, a Cor do Brasil, a Fauna Brasileira e a Independência.

 

Além disso, percorreram a exposição Leopoldina, Princesa da Independência, das artes e das ciências, viram quem era a princesa Leopoldina, o príncipe D. Pedro I, conheceram as vestimentas, mobiliários e transporte da época.

Concluíram a aula passeio vendo a exposição A cor do Brasil. Apreciaram alguns quadros que retratavam os imigrantes, encantaram-se com a fauna, com os índios e seus instrumentos.

Essa atividade trouxe muitos ensinamentos para as crianças e para as educadoras. Ambas conseguiram compreender que de fato quando estamos juntos somos mais e muito mais artistas.

 

Parabéns à todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato do EDI Monsenhor Cordioli:

edicordioli@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.