A A A C
email

Sexta-feira, 02/12/2016

22º Concurso de Dança da E. M. Brasil

Tags: 4ªcre, dança.

 

 

Escola Municipal Brasil realiza o 22º concurso de dança homenageando países dos cinco continentes.

 

O uso da dança como prática pedagógica favorece não só a criatividade, mas também ao processo de construção de conhecimento. A dança como parte do processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, como possibilidade de contribuição para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e na sua relação com o mundo.

“O homem primitivo dançava por inúmeros significados: caça, colheita, alegria, tristeza,... O homem dançava para tudo que tinha significado, sempre em forma de ritual.” VERDERI ( 2009). Tal afirmativa nos faz compreender que trabalhar com a dança dentro de uma visão pedagógica vai muito além do que ensinar gestos e técnicas aos alunos. Na verdade trabalhar com a dança permite ensinar, da maneira mais divertida, todo o potencial de expressão do corpo humano. É um ótimo recurso pedagógico para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, e até mesmo aumentar a socialização da turma.

Nessa perspectiva, baseados no Projeto Político Pedagógico, "Casa Comum, Responsabilidade de Todos!", tendo como casa principal o nosso Planeta,os alunos da Escola Municipal Brasil homenageiam a todos os habitantes dessa grande casa. Para isso, elencaram países dos cinco continentes que serviram de inspiração para as danças que apresentaram no 22º Concurso de Danças da Brasil.

 

 

 

Por assim dizer, hoje a dança é compreendida por muitos por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um enfeite. A dança é tão importante quanto falar, cantar, brincar, inclui uma riqueza de movimentos que envolvem corpo, espírito, mente e emoções, que enriquece, de fato, a aprendizagem.

 

 

 

 

Esse trabalho interdisplinar desenvolvido pela Escola Municipal Brasil leva aos alunos a vivenciarem e compreenderem de que através da dança eles são capazes de demonstrarem aquilo que eles pensam, que eles entendem, ou seja, que eles são capazes de demonstrarem os seus conhecimentos e habilidades, da maneira mais transparente possível, que quando dançam, eles se expõem e que por conseguinte, se enxergam por completo dentro de todo esse processo.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, no qual através da dança buscou-se desenvolver a capacidade criativa dos alunos numa descoberta pessoal das suas habilidades, contribuindo assim, de maneira decisiva para a formação de cidadãos críticos autônomos.

 

Escola Municipal Brasil  
Professora Giselia Gracio - Gestora da Unidade Escolar

Endereço: R. André Azevedo -  Rio de Janeiro - RJ, 21021-480
Telefone: (21) 2560-2929

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)

Comentários
Nossa escola é demais.. tenho orgulho de fazer parte da família Brasil... antes como Aluna, depois professora e, atualmente, como Diretora adjunta. Parabéns, Chuca!!! Parabéns, alunos!! Parabéns, família Brasil!

Postado por SANNY MAGALHAES DE BARROS em 03/12/2016 11:00

Lindo! Quem é a professora de Educação física da escola que organizou este evento? Somente vi o nome da diretora, mas não é ela que organiza.

Postado por Eduardo em 03/12/2016 16:04