A A A C
email

Sexta-feira, 16/12/2016

O Ginásio Carioca do Samba Chile e o Centenário do Samba

Tags: 4ªcre.

 

2016, Ano do Centenário do Samba, ano em que o Ginásio Carioca do Samba Chile desenvolveu o projeto acerca da história do samba, projeto que envolveu toda a Comunidade Escolar. O Gcs Chile é uma escola com salas ambientadas para atender as oficinas de pandeiro, tantan, violão, partido alto e cavaquinho, proporcionando aos alunos um ensino de excelência, valorizando a vocação para a música.

 

"Quem não gosta do samba bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça ou doente do pé..." Samba da Minha Terra - Dorival Caymmi

 

O Ginásio Carioca do Samba (Gcs) Chile trabalhou durante todo o ano de 2016 a história do samba, desde o seu surgimento no Brasil, até os dias de hoje. Esse trabalho foi direcionado a todas as turmas da escola, envolvendo os jovens, as famílias, os professores e funcionários. 

 

Estiveram a frente desse projeto os professores Amanda Aragão, Danielle, Lúcio e Solange, assim como os professores de música Adonias, Diogo, Sara, Eliete e Rafael. Todos mediaram junto às turmas do 7º, 8º e 9º ano os principais assuntos relacionados ao tema. 

Dessa forma, várias atividades compuseram o projeto, entre elas destacaram-se a Semana da Consciência Negra, sobre a qual a professora Amanda Aragão declarou:

"E fechamos a II Semana da Consciência Negra do GCS - Escola Municipal Chile com chave de ouro! Tivemos 12 atividades diferentes entre palestras e oficinas, e a melhor parte foi ver alunos e professores participando ativamente de todas elas! Mais umas vez tenho certeza de que estamos no caminho certo para a promoção de políticas de igualdade racial. Sigamos na luta contra o racismo!".

Nesse sentido, outros apontamentos também legitimam não só o bom êxito desse trabalho, bem como a repercussão positiva que se instaurou entre os jovens que participaram ativamente da sua construção e execussão, é o que revela a aluna Pollyana Santos no trecho abaixo:

"Centenário do samba! 100 anos! Olha que orgulho de dizer que sou aluna dessa escola maravilhosa #CHILE. Aprendi muitas coisas, aprendi que não precisa de muito pra ser feliz, aprendi que em apenas uma música você sente e demostra tudo o que você já aprendeu! E hoje foi o meu dia de mostrar o que eu senti. Nervosismo? Claro! BERIMBAU - música agitada que faz você dançar, faz você ir além, interagir. Para mim a música é vida e paixão! Só tenho mais um ano nessa escola, chega até doer o coração. Apenas digo: eu sairei com aquele sorriso no rosto e dizendo obrigada a todos que estiveram ao meu lado!"

 

 

Cabe ressaltar que a música é a linguagem da alma e como tal ela poderá nos ajudar a resgatar os verdadeiros valores humanos, tão ausentes no mundo de hoje. Humanizar a educação é o maior desafio que encontramos hoje nas escolas e nas famílias. Humanizar a educação é fazer valer estas três grandes virtudes: a bondade, a beleza e a justiça. A música é, sem dúvida, um dos principais meios de comunicação existentes na sociedade. Através dela é possível transmitir não só palavras mas sentimentos e ideias que podem atuar como uma grande ferramenta didática, quando bem direcionada.

 

Nesse percurso, vários talentos foram descobertos, no qual os jovens se destacaram-se pela voz, pelo instrumental, ou ainda, pela dança. Parabéns a todos os envolvidos por promover um trabalho que permite que a arte transborde, invada e integre aos limites da Educação.

 


Ginásio Carioca do Samba Chile

Telefone (21) 3885-2181 E-mail emchile@rioeduca.net

Endereço Pca Belmonte, 15 Olaria  Rio de Janeiro - RJ CEP: 21073-010

Professora Sandra Rodrigues - Gestora da Unidade Escolar

 

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.