A A A C
email

Terça-feira, 03/01/2017

Exposição Fotográfica Subúrbio Carioca

Tags: exposição, fotografia, malba tahan, 5ªcre.

 

 

 

Em outubro de 2016, o Ginásio Carioca Malba Tahan promoveu um curso de fotografia para seus alunos, onde o professor do curso foi um ex-aluno da escola: Lucas Andrade. A seguir, um texto escrito pelo mesmo sobre sua curadoria da exposição com as fotos produzidas durante o curso.

 

 

A exposição fotográfica "Subúrbio Carioca" trouxe ao público 63 imagens que foram produzidas pelos alunos da 3ª Edição do Curso de Fotografia da Central Única das Favelas. Fotografias essas que representam em sua essência tudo que vimos no subúrbio e podemos contrastar com que não vemos nos demais lugares da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Se trata de uma exposição que buscou apresentar uma visão do subúrbio, de uma forma atrativa para os que estão dentro e fora do próprio cotidiano do suburbano: fotos com eventos locais, uma mistura de charme, roda de jongo , pagode e por que não um boa vista do Parque de Madureira?

Uma exposição com mix de imagens, desde a capoeira, ao Mercadão de Madureira, ou até mesmo os retratos dos suburbanos... sem falar nas lindas imagens feitas em Quintino durante os festejos religiosos de São Jorge.

 

 

Afinal o que dizer da palavra “subúrbio”? O termo vem do latim suburbium, que, literalmente, significa subcidade. Buscando inspiração para escrever um pouco dessa curadoria, que para mim, Lucas Andrade, foi uma honra fazer essa a curadoria. Escutei Chico Buarque, que tem na letra “Subúrbio”, uma contraposição à cidade bem estabelecida. São citados bairros bem diferentes entre si, mas que se homogeneizam: “pela cara a tapa”, “pela chapa quente”, “pelas quebradas teus exus”, “por não ter turista”, “por não sair nas revistas”.

 


No entanto, no Rio de Janeiro, a designação “subúrbio” também é usada com sinal positivo, com uma certa nostalgia amorosa. Ou seja, a palavra “subúrbio” não traz consigo uma oposição/tensão social similar àquela encontrada desde sempre na palavra “favela” e agora mais recentemente, na palavra “periferia”.

 

 

Sintam-se bem vindos a Exposição Fotográfica Subúrbio Carioca e que as fotos falem por si um pouco do que o subúrbio em sua raiz tem de melhor para transmitir ao olhar de quem o assisti.
Curadoria,
Lucas Andrade.

Sobre a escola:

E/CRE(05.14.029) - Escola Municipal Malba Tahan

Endereço: Av. Brasil 17.221

Bairro: Irajá

Telefone: 3373-2365 / 3373-2003

E-mail: emtahan@rioeduca.net

 


Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades bacanas e que gostariam de compartilhar. Clique AQUI para saber o e-mail do seu representante



   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
fotografia (4)
malba tahan (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.