A A A C
email

Segunda-feira, 30/01/2017

Projeto Formação de Leitores de Imagens

Tags: sala de leitura, leitura de imagens, barão do amparo, 5ªcre.

 

 

 

A Escola Municipal (05.15.035) Barão do Amparo teve, no ano de 2016, um Projeto desenvolvido pela professora Marcia Brum, da Sala de Leitura, onde o principal objetivo foi trabalhar com os alunos além da simples leitura dos livros: formar leitores de imagens.

 

 

Sobre o Projeto:


"JUSTIFICATIVA:

• Favorecer a reflexão de que a leitura não está presa apenas às palavras. É um processo de compreensão abrangente destas e das imagens. Portanto, é necessário dar relevância tanto à leitura das palavras quanto a de imagens. Na atualidade, vivemos rodeados por imagens que demandam de nós mais do que um simples passar de olhos.

 

OBJETIVOS:


• Informar que as ilustrações (imagens utilizadas para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto) funcionam como elementos enriquecedores das obras, sendo atrativas e colaboradoras na contação da história.

• Promover a leitura de diversos livros de textos literários com diversidade de ilustrações que levem à admiração da Arte, dos autores e dos artistas ilustradores.

• Fazer com que os alunos despertem e desenvolvam competências e habilidades para exteriorizarem e desenvolverem as suas capacidades artísticas.

 

PÚBLICO ALVO:

Todos os alunos do E.I. ao 5º ano e Classe Especial, professores e funcionários da Unidade Escolar.

 

CRONOGRAMA:

1º de setembro à 4 de novembro.
Culminância: 4 de novembro com a visita da ilustradora GRAÇA LIMA.

 

 

CULMINÂNCIA:

Na manhã do dia 4 de novembro de 2016, para a culminância do Projeto Formação de Leitores de Imagens, reuniram-se alunos, professores e funcionários no pátio interno da escola Barão do Amparo, que com uma mistura de livros, cartazes, murais, exposições, carinho, dedicação... transformou-se num cenário encantado e agradável para unir dois importantes personagens na magia da leitura: a autora ilustradora e o leitor.

Tivemos a honra e imenso prazer em receber a ilustradora Graça Lima. Foi um encontro alegre e agradável que propiciou aprendizagem, encantamento e incentivo à valorização da ilustração... Inesquecível para os pequenos e grandes admiradores.

No evento houve lindas apresentações que enalteceram a culminância do Projeto. Os alunos da Educação Infantil, orientados por seus professores estavam lindos na apresentação da música “ Jacaré” em homenagem ao livro “Sai da lama jacaré” de Graça Lima. Foi bonito ver tamanha empolgação!

Os alunos da 1.501 e 1.502, auxiliados pela professora Karla, com brilhantismo, dançaram e cantaram uma música enaltecendo os índios e a obra “Abaré”, de Graça Lima. Foi emocionante!

A aluna Nicole Catarine Souza Gomes, da turma 1.402 - profª Karla, fez uma belíssima caricatura da ilustradora, a qual foi emoldurada e carinhosamente presenteada à Graça Lima que ficou feliz!!

 


 

Os livros ilustrados por Graça Lima foram trabalhados prazerosamente com as turmas da Educação Infantil, Classe Especial , 1º ao 5º ano.

Estiveram em destaque, apreciadas e enaltecidas as ilustrações da homenageada, e com base nelas, exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.

A ilustradora encantou-nos com sua história de vida e vivências. Neste evento escolar, houve apresentações e homenagens à ilustradora, além de entrega de presentes confeccionados por alunos".

Texto enviado pela professora Marcia Brum.

 

Parabéns ao trabalho de excelência da Escola Municipal Barão do Amparo! Parabéns pelo envolvimento e comprometimento de toda comunidade escolar no investimento de uma educação de qualidade!

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.035) - Escola Municipal Barão do Amparo
Rua Ana Teles 30 - Campinho
e-mail: emamparo@rioeduca.net
Tel: 30182319 / 30182463

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola República Dominicana? Gostaria de mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
sala de leitura (21)
leitura de imagens (1)

Comentários
Parabéns aos participantes desse lindo projeto.

Postado por Luiza Maria Arruda em 31/01/2017 08:25

Linda esta iniciativa de vocês. Acho importantíssimo nós ensinarmos tudo para nossas crianças, tudo o que eles possam ver, ouvir e falar. Muitas coisas passam por eles desapercebidas por falta de orientação. Muito legal, continuem assim.

Postado por Paula em 13/04/2017 11:48

nossa muito legal esse Projeto de voces?

Postado por Aline em 03/07/2017 16:06