A A A C
email

Terça-feira, 07/03/2017

Aqui Mosquito Não se Cria - 7ª CRE

Tags: 7ªcre, projetos, dengue.

 

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou no dia 31 de janeiro a campanha "Aqui mosquito não se cria", na rede municipal de ensino, para intensificar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunha, zika e febre amarela.

 

As escolas, creches e EDIs da 7ª Coordenadoria Regional de Educação estão desenvolvendo atividades envolvendo a campanha Aqui mosquito não se cria . Veja um pouco do trabalho de mobilização contra o mosquito trasmissor que está sendo realizado nas unidades escolares.

 

        Atividades de combate a dengue nas unidades escolares.

 

E. M. Gastão Monteiro Moutinho

A Gastão já iniciou suas ações contra o mosquito Aedes Aegypti. Juntamente com a Professora da Sala de Leitura, Osvaldice Maria, as crianças da Educação Infantil assistiram um vídeo educativo sobre o assunto e participaram de atividades sobre o tema.

O Grêmio Estudantil, acompanhados pela Coordenadora Ana Paula Marques e a professora responsável pelo grupo, Glauce Fontes; também representou todo o corpo discente distribuindo panfletos e conversando com a comunidade, no intuito da conscientização de todos sobre os cuidados de prevenção.

 

Turma de Educação Infantil aprendendo assistindo vídeo educativo sobre o mosquito transmissor.

 

Grêmio estudantil e a professora Glauce participando da campanha contra o mosquito.

      

 

EDI Debret

O EDI Debret começou as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti em parceria com a enfermeira Camilla e do agente de saúde Lucas Viana do CF Gérson Bergher. As crianças puderam aprender mais sobre o combate ao mosquito, através de um bate papo e depois fizeram um cartaz coletivo.

Os responsáveis do Espaço de Desenvolvimento Infantil Debret também participaram de uma reunião realizada no dia 11 de fevereiro com a presença da equipe da Clínica da Família  que apresentou uma palestra sobre o tema.

 

Cartaz coletivo sobre o combate ao mosquito transmissor.

 

Confecção de cartaz coletivo sobre combate ao mosquito transmissor.

 

Palestra com responsáveis do EDI Debret. 

 

E.M. Marisa Vargas Menezes

Na E. M. Marisa Vargas Menezes foi montada uma tenda na entrada da escola onde foram distribuídos folhetos explicativos, receita de repelente feito em casa.Também foi montado um circuito com objetos que poderiam se tornar possíveis focos da dengue, onde os alunos iam ultrapassando esses obstáculos à medida que iam respondendo as respostas de forma correta.

Todos os alunos fizeram cartazes, botons e viraram caçadores do mosquito.Houve também uma caminhada no entorno da comunidade.

 

                 Caminhada na comunidade.

 

E. M.  Rio das Pedras

Os alunos da Escola Municipal Rio das Pedras estão tendo palestras educativas sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti com os palestrantes da Clínica da Família. A escola atende alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.Os professores de Ciências conversaram com os alunos sobre a campanha Aqui mosquito nâo se cria. Entre as atividades de mobilização , visita pela escola para localização de possíveis focos de mosquito com a parceria da Clínica da Família e oficinas no laboratório de Ciências da Escola.

 

Palestra com alunos.

 

E. M. Azerbaijão

As professoras fizeram, com as crianças, cartazes para expor no pátio da escola.Outras turmas fizeram panfletos para distribuir nas proximidades de suas casas.Outras crianças foram para casa com "botons" como caçadores do mosquito e também confeccionaram "mosquitos" (de fantoche).

Na educação física, eles brincaram de acertar o alvo que era o mosquito.Também foi realizada reunião com os responsáveis, com a presença de agentes da saúde da Clínica da Família Bárbara Mosley de Souza.

 

Cartazes no pátio da escola.

 

Alunos do 2º ano produzindo fantoches do mosquito.

 

E. M. Octavio Frias de Oliveira

A professora Maria Cláudia das turmas 1301 e 1302 confeccionou mural com alunos depois de conversar sobre o mosquito transmissor .O 6º ano experimental produziu cartazes com pesquisas sobre o assunto e produziu um grande mural no corredor interno da unidade escolar para apreciação de todos os alunos.

 

             Mural no corredor interno da unidade escolar.

 

Mural da turma 1301 e 1302.

 

Para auxiliar o uso dos materiais sobre o tema em sala de aula, também está disponível, no Portal MultiRio, um guia com sugestões de uso pedagógico para produções educativas de combate ao mosquito. Vídeos, áudios, jogos, aplicativo, quadrinhos e reportagens foram produzidos pela empresa para sensibilizar a comunidade escolar e o público em geral sobre ações de prevenção. Esse material está reunido na coletânea Detona Aedes!, disponível no Portal MultiRio.

A MultiRio também fez o desenvolvimento técnico do aplicativo Aqui Mosquito Não Se Cria, que traz a descrição das doenças, os sintomas de cada uma e informações sobre unidades de atendimento de saúde. O app também oferece a opção de criar um checklist personalizado para verificação de possíveis focos de larvas do mosquito, com lembrete em dia e horário definidos pelo usuário. O aplicativo está disponível na loja da MultiRio no Google Play.

 

 Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contatos das unidades escolares:

E.M. Gastão Monteiro Moutinho:

emmoutinho@rioeduca.net

EDI Debret:

edidebret@rioeduca.net

E.M. Marisa Vargas Menezes:

emmarisavargas@rioeduca.net

E.M Rio das Pedras:

empedras@rioeduca.net

E.M Azerbaijão:

emazerbaijao@rioeduca.net

E.M. Octavio Frias de Oliveira:

emooliveira@rioeduca.net

Contato para publicações :

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)
dengue (61)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.