A A A C
email

Quinta-feira, 30/03/2017

E. M. Suíça no Projeto Escola de Bamba

Tags: carnaval, escola, bamba, projeto.

Neste ano de 2017, a E. M. Suiça participou da maior festa Carioca desfilando com muita animação na Passarela do Samba, participando do Projeto de Bamba da Prefeitura do Rio de Janeiro. Vamos conhecer um pouco desse traballho...

 

A Escola Municipal Suíça, mobilizada com o período de Carnaval, desenvolveu seu projeto pedagógico associado com o Projeto Escola de Bamba da Prefeitura do RJ, o qual participa há vários anos. São muitos pontos positivos alcançados no desenvolvimento do projeto no campo pedagógico e social. A interdisciplinariedade é uma questão bastante importante que também é contemplada, assim como a questão cultural.

 



Com o objetivo de propiciar o contato dos alunos da Rede Municipal de Ensino com as diferentes áreas do conhecimento, a partir dos pressupostos do carnaval, o Projeto Escola de Bamba é um projeto que oportuniza aos alunos uma efetiva participação, através do desfile na Escola de Samba Mirim Grêmio Recreativo Corações Unidos do CIEP, composta por alunos de escolas municipais do Rio. A Escola Municipal 04.11.015 Suíça, integrante do Projeto, em 2016 completou doze anos participando do Projeto Escola de Bamba. Nesses doze anos sua participação foi desde o enredo até o desfile propriamente dito.

 



A escola desfila com alunos do Ensino Fundamental e PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) respeitando as faixas etárias. A escola percebeu que esse projeto auxilia nas ações em nível pedagógico, com atividades de pesquisa, de produção de diferentes materiais, na ampliação do universo cultural através do projeto e na inter-relação constante, onde os alunos lidam com diferentes questões, interligando as diversas disciplinas.

 



Segundo a Direção da escola, o mais importante deste projeto é levar a clientela a vivenciar esse mundo maravilhoso chamado carnaval, sem contar com o congraçamento de toda a Rede Municipal, pois são cerca de mais de dois mil alunos desfilando de escolas que vão de Paquetá a Barra de Guaratiba.


 


O Projeto Escola de Bamba sempre visa a parte pedagógica através de seu enredo, o qual é bastante trabalhado pela Unidade Escolar no período. A professora Fernanda Moreira do 5º ano, a professora Edna Ferreira do 6º ano, representante do CEC e a Diretora Professora Fátima Barros são as responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.


 


A escola concluiu que o Projeto Escola de Bamba, que já tem mais de 30 anos, é um projeto extracurricular dos mais importantes, pois além de motivar os alunos, os leva também para além dos muros da escola e desta forma auxilia não só o nível pedagógico, mas o nível social. Sua contribuição é inexorável, pois podemos integrá-lo ao Projeto Político Pedagógico, pois como já citado, seu enredo é pedagógico, o que auxilia na construção de conhecimento pelos alunos.

 



Parabéns à escola Municipal Suíça pelo trabalho realizado! Um trabalho de excelência com o comprometimento de todos os profissionais que compõem a unidade escolar.

 

 

Sobre a escola:

E/CRE (04.11.015) Escola Municipal Suíça
Endereço: Praça Antonio José de Almeida, s/nº Penha Circular CEP:21011-580
Email: emsuica@rioeduca.net
Tel:3885 9485
Diretora: Professora Fátima Barros.

 



   


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projeto (62)
escola (20)
carnaval (8)
bamba (1)

Comentários
Valeu Adriana Silva, já fazia um bom tempo, que não havia uma publicação nossa! E aproveitar para parabenizar os profissionais desta escola, e principalmente, agradecer as professoras Edna Ferreira e Fernanda Moreira por participarem deste momento.

Postado por FATIMA BARROS em 30/03/2017 07:51