A A A C
email

Segunda-feira, 22/05/2017

Passaporte da Leitura: Embarque Nessa Viagem!

Tags: 1ªcre, educação, infantil, riodeleitores, projetos.

 

Projeto leva alunos para Viagem pelo Mundo da Imaginação.

 

A Educação Infantil da Escola Municipal Guatemala, localizada no coração do Bairro de Fátima – Centro do Rio, realiza Projeto com o objetivo de Formação de Leitores, é o Projeto Passaporte da Leitura.

 

 


Idealizado pelas professoras Maria Gisele de Lima Ferreira e Lidiane Albino B. M. dos Santos, o Projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato com os livros e estimular o gosto pela leitura.

Inicialmente as professoras selecionaram aproximadamente 80 livros da Sala de Leitura e fizeram a leitura de cada livro para formular uma atividade específica para o mesmo, em conformidade com a história.

 

 


Com os livros selecionados e as atividades prontas, as professoras passaram a confeccionar os Passaportes. Cada aluno recebeu o seu Passaporte da Leitura, onde há a sua foto e seus dados pessoais na folha de identificação e seu “histórico” de viagens pelo mundo da leitura e imaginação. Aproveitamos para oportunizar o tema identidade.

 


Foi trabalhado o livro “Asa de Papel” com as turmas, com a exibição do livro animado e realizada longa conversa sobre a possibilidade de se viajar pelo mundo da imaginação através da leitura.

 


Os livros estão armazenados em uma mala,criando um clima de viagem da imaginação.

 

 


E a professora Gisele nos relata a dinâmica do projeto: Uma vez por mês a professora abre a mala para que cada aluno escolha o livro que deseja levar para casa, sempre no final de semana. Junto com o livro, a professora envia a atividade correspondente e registra no Passaporte a data e o título do livro. Em casa, a família faz a leitura com a criança, proporcionando um momento de integração, prazer e alegria. Foi enviado um roteiro para orientar a família no momento da leitura.  Na hipótese de falta da criança no dia do empréstimo, o Passaporte recebe o carimbo de viagem cancelada.

 

 


Algumas atividades já estão planejadas para os próximos meses, como: visita à Biblioteca Nacional, grupos de contadores de histórias visitando a escola e empréstimo de livros, de literatura adulta, para as famílias dos alunos.

No final de março foi realizado o primeiro evento do projeto e no retorno dos livros já foi possível perceber a satisfação das famílias! Estamos muito animadas com o projeto!, nos contam as professoras.

 


Para Saber Mais:

Escola Municipal Guatemala

Diretora: Rose Figueiredo Ponce de Leon

Coordenadora Pedagógica: Danielle Barciela de Assis

Telefone: 2224-7687

E-mail: emguatemala@rioeduca.net

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)
riodeleitores (185)
infantil (28)

Comentários
Quanta fofura! Parabéns a toda equipe pelo imprescindível trabalho de estímulo à leitura. Percebemos no 6ºano que as crianças da Rede amam livros e Sala de Leitura. Somos gratas!

Postado por FABÍOLA DANIELE DA SILVA em 22/05/2017 07:12

Parabéns para toda comunidade escolar pelo significativo trabalho desenvolvido.

Postado por valeria jaconiano vieira em 30/05/2017 11:02