A A A C
email

Quarta-feira, 31/05/2017

Semeando Afeto e Gentilezas na E.M. Álvaro Alvim

Tags: 8ªcre.

 

A escola sendo espaço propício para reflexão da sociedade em que vivemos é também uma aliada na formação de protagonistas de transformações essenciais para um mundo melhor. A Escola Municipal Álvaro Alvim apostou na gentileza como projeto que visa mudar as atitudes dos alunos e de toda a comunidade escolar.

 

Alunos cantando no pátio da E.M. Álvaro Alvim

 

José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. "Gentileza gera gentileza" é sua frase mais conhecida. 

No ano do centenário do profeta Gentileza, a Escola Municipal Álvaro Alvim faz uma homenagem a essa personalidade carioca, apresentando sua biografia e sua arte, transformando suas palavras em atitudes reais no ambiente da unidade escolar.

 

 

A correria do dia a dia, a falta de tempo, a dificuldade da compreensão do sentido da gentileza e educação, cada vez mais fazem com que as pessoas se distanciem uma das outras e esqueçam que pequenos gestos podem melhorar, não só momentaneamente o dia, como também a vida de uma pessoa.

Diante desse desafio e em consonância com o seu Projeto Político Pedagógico, a Escola Municipal Álvaro Alvim criou o projeto Semeando Afeto.

A proposta busca refletir e praticar os valores que se deseja semear em busca de uma sociedade mais civilizada e humanizada. Vivemos em uma sociedade onde é preciso reforçar valores como amizade, ética, solidariedade, companheirismo e gentilezas!

 

Professora Mônica Amaral, idealizadora do projeto, confeccionando flores com os alunos

 

Para iniciar as ações foram apresentados vídeos sobre o tema e, a partir deles, os alunos expressaram suas ideias, sentimentos e vivências sobre a prática da gentileza. Os professores atuaram sempre como mediadores dessa conversa.

Num segundo momento, os alunos passaram a vivenciar a prática da gentileza na escola. Cada um escolheu a forma que lhe foi mais adequada, dentro do horário escolar, registrando em seguida em seu caderno.

Os alunos do 3º ao 6º ano confeccionaram um Diário do Profeta Gentileza, os do 2º ano confeccionaram cartazes e os alunos do 1º e do 4º ano confeccionaram as flores do Gentileza.  

O grande momento aconteceu no dia 11 de abril, aniversário de 100 anos de José Datrino, o Profeta Gentileza.

Todos os alunos estavam com flores presas no peito e transformaram o pátio da escola num grande palco, onde cantaram a música Gentileza, de Mariza Monte.

 

 

 

ÁLVARO ALVIM... EM PROSA E VERSO COM AFETO!


No muro a palavra PAZ, com tinta fresca não se lia mais!
Apagaram a alegria,
mas não apagaram a esperança.
Dia após dia choram Joãos... choram Marias...
Tentam apagar a PAZ? Desistir jamais!
Hoje pagamos missão... Missão da Paz!
Alguns ainda acreditam ser a
Escola a ferramenta da saída...
Crianças são os protagonistas.
Comece por você...
Na sua casa!
No seu trabalho!
Na sua vida!
Se dias melhores queremos ter,
você precisa melhorar dentro de você!
Eu, você, nós gentilmente escrevemos
com tinta fresca novamente a palavra PAZ!
Muitos tentam deixar o mundo sem cor,
mas nossos alunos sabem usar o lápis de cor.
Acreditamos começar nas crianças a possibilidade
da mudança. Faça você também a sua parte!
Juntos aumentamos a cor!
Trabalhamos muito e honesto, distribuindo amor!

                                                                                 Leila Sechi - Diretora Geral da E. M. 08.33.012 Álvaro Alvim

 

 

Partindo da esquerda: Professora Sheila Sechi, diretora adjunta, Professora Simone Fontes, Coordenadora Pedagógica e Professora Leila Sechi, diretora geral

 

No clima do projeto Semeando Afeto e a Campanha da Prefeitura do Rio de Janeiro Aqui é um Lugar de Paz, a diretora geral da Escola Municipal Álvaro Alvim criou um lindo poema!

O projeto Semeando Afeto e a celebração do Centenário do Profeta Gentileza trouxeram um clima amistoso e agradável para todos na escola!

A música, a poesia e a alegria colaboram para um ambiente escolar efetivamente transformador. É papel da escola pensar em ações que visem o desenvolvimento de uma sociedade cada vez melhor.

 

O Rioeduca deseja que esse clima de gentilezas e afeto perdure na E.M. Álvaro Alvim e que seja contagioso!

 

Contato da E.M. Álvaro Alvim: emaalvim@rioeduca.net

 

 

 

 

Entre em contato com o Rioeduca para divulgar as ações e projetos da sua escola!

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)

Comentários
Gratidão, a todos que contribuíram para a concretização deste projeto.

Postado por Monica Amaral em 31/05/2017 21:05

Parabéns a EM Álvaro Alvim pelo excelente trabalho desenvolvido.É semeando o amor que colheremos a paz.Vocês são ótimas.

Postado por Jorgina Chaves em 01/06/2017 08:23

Me sinto muito feliz e honrada em fazer parte dessa história (Álvaro Alvim). Perceber que vale a pena perseverar acreditando sempre que a paz é possível. Podemos fazer a diferença na nossa sociedade se caminharmos juntos semeando afetos e gentileza. Prof. Rosana Machado

Postado por Rosana Machado em 01/06/2017 13:14

Muito lindo! Parabéns à escola. Iniciativas singulares e integradoras que podem fazer diferença no mundo.

Postado por Lucio Panza em 07/07/2017 11:07