A A A C
email

Terça-feira, 09/05/2017

Nossa Escola É um Lugar de Paz – 2ªCRE

Tags: 2ªcre, paz.

 

No mês de abril nossas escolas reuniram-se para realizar ações que falassem sobre a necessidade da paz em nossa cidade.

 

O resultado dessas ações foi a discussão e a conscientização da comunidade escolar da necessidade de todos estarem unidos em busca de um único objetivo: incentivar atitudes que tragam paz ao ambiente escolar e a necessidade de união para cobrar dos governantes ações práticas que contribuam para o bem da comunidade.

Na Escola Roma, foi realizado, sob orientação da Coordenadoria Pedagógica, um trabalho de conscientização, abordando o tema “violência” e, em decorrência, o acontecimento que levou à morte uma estudante da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Bastante sensibilizados, alunos das diversas turmas da escola, criaram mensagens, endereçadas à família, aos governantes e aos próprios companheiros, em solidariedade, desabafo e pedidos de providências, na intenção de evitar episódios semelhantes. Estas mensagens foram depositadas em uma caixa, preparada para este fim, e disponibilizada no hall de entrada da escola.

Nos momentos de entrada dos dois turnos de estudo, os responsáveis que acompanham seus filhos, foram convidados para participar junto com toda a comunidade escolar, de um momento cívico, onde houve também uma homenagem na forma de “um minuto de silêncio”, o que os emocionou perceptivelmente.

No segundo turno, os alunos das séries iniciais, portando bandeirolas sobre a PAZ, confeccionadas por eles mesmos, fizeram uma manifestação pacífica na Praça do Lido, onde se localiza a escola.

Rodas de conversas, debates, e confecção de pôsteres aconteceram durante todo o dia. - Relato enviado pela unidade escolar.

 


Alunos da Escola Roma participando de uma manifestação pacífica.


Os professores e funcionários da Escola Araújo Porto Alegre envolveram-se numa ação de reflexão sobre a violência na qual enfrentamos diariamente. Nossos jovens precisavam se expressar, falar, expurgar todos os sentimentos ruins que estavam aprisionados dentro deles. Sendo assim, por dois dias, educandos, professores e demais funcionários da unidade escolar envolveram-se no processo de expressão, reflexão e exposição destes sentimentos, resultando na produção dos cartazes que foram expostos nos muros da escola com o objetivo deixar claro o DESEJO DE PAZ! – Relato enviado pela unidade escolar.


Cartazes produzidos pelos alunos da escola.

 

A Escola Municipal Professor Lourenço Filho convidou a Guarda Municipal para dar uma palestra sobre “Prevenção à Violência” cujo objetivo foi incentivar a paz dentro e fora da escola em diferentes segmentos da sociedade. Após a palestra, os alunos expressaram seus desejos de paz através pequenos textos, desenhos e expressão corporal. Participaram desta ação as professoras Raphaela e Jacyara, os guardas municipais Moisés e Matos e os alunos das turmas 1701 e 6001. - Relato enviado pela unidade escolar.

 


Alunos participando de atividades de expressão corporal.

 

No dia 06 de abril, na Escola Mário Faccini, houve uma mobilização para dar o pontapé inicial no projeto “Aqui é um lugar de Paz” que permeará toda a proposta pedagógica a ser desenvolvida ao longo do ano. Como ponto de partida foram desenvolvidas as seguintes atividades: a direção inicialmente conversou com todos os alunos a respeito das atitudes que geram paz não só na escola como fora dela. As turmas do 1º ano baseando-se no Projeto Cabe na Mala realizou uma atividade: Que atitude que gera paz eu carrego na minha mala? A turma do 2º ano desenvolveu um bilhete pedindo paz no mundo. As turmas do 3º ano escutaram a música Paz do Gilberto Gil e retrataram mensagens de paz que a própria música transmitia. A turma do 4º ano confeccionou uma pomba da paz e escreveu nela o que eles gostariam que a pomba espalhasse pelo mundo. O 5º ano escreveu também mensagens para a população.

Depois das apresentações das turmas toda a escola se abraçou realizando o Abraço da Paz. - Relato enviado pela unidade escolar.


Abraço da Paz

 

Na Escola Matta Machado, os alunos participaram de rodas de conversa sobre o tema e produziram cartazes que foram expostos nos murais da escola. Além disto, as turmas do quarto ano apresentaram aos colegas a música “A Paz”, do grupo Roupa Nova.

No quinto ano, os alunos trabalharam o tema Paz através de um clipe musical da banda O Rappa: Minh’Alma. A professora Glaucia Almeida, relata que construiu junto aos estudantes um ambiente de conscientização sobre o que aconteceu com uma jovem estudante da Rede Municipal de Ensino, assim como eles. Desta forma a turma elaborou um cartaz com desejos de paz para toda a comunidade.

A professora Sandra Lopes, regente da Sala de Leitura, realizou com a turma do primeiro ano um bate papo sobre a paz. Perguntou aos pequeninos o que era paz. E desenvolveu uma roda de conversas que culminou em um belo cartaz onde as crianças falam o que significa ter paz. O cartaz foi exposto pela escola junto com os trabalhos realizados pelas outras turmas.

 

Murais com os trabalhos realizados pelos alunos.

 

O portal Rioeduca agradece as unidades escolares que compartilharam conosco as ações realizadas com o intuito de conscientizar sobre a paz em nossa cidade.

 

Os contatos das unidades escolares são:

Escola Roma emroma@rioeduca.net

Escola Araújo Porto Alegre empalegre@rioeduca.net

Escola Professor  Lourenço FIlho emplfilho@rioeduca.net

Escola Matta Machado ccmatta@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)
paz (32)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.