A A A C
email

Quarta-feira, 10/05/2017

PEJA NEREU em Desvendando Mistérios

Tags: 3ªcre, educopedia, jogos.

 

   Utilizando o Minigame da Educopédia, Desvendando Mistérios, o PEJA da Escola Municipal Nereu Sampaio desenvolve um trabalho de investigação literária que promove, de forma lúdica, a formação e desenvolvimento de novos leitores. 

 

 

Um computador na mão e uma ideia na cabeça, assim começou mais um  Projeto de Sala de Leitura com o PEJA da Escola Nereu Sampaio. Segundo o relato de professor Marco "Batata": A professora Rosane de português, PEJA II sinalizou que gostaria de trabalhar com os alunos tipos de produção textual (crônicas, poesia, dissertação, narração) e gostaria de saber se teria algum material disponível para realizarmos uma atividade com as turmas.

Pesquisei e encontrei nos computadores da sala de informática um ícone instalado na área de trabalho chamado Educopédia Minigames; onde entre outros jogos, na área de Português, existe um chamado Desvendando Mistérios. 

Planejamos a aula sobre estilos literários utilizando o jogo. Os alunos da 161 tiveram que identificar os criminosos que deixavam como pistas alguns textos. Cada suspeito tinha um estilo de texto. Depois eles tiraram fotos de cada tela.

 

 

Os alunos foram levados ao laboratório de Informática da escola e lá puderam exercitar também o aprendizado participativo, na medida que os que tinham mais desenvoltura com programsa e computadores auxiliaram os que ainda não possuem tal familiaridade. 

O professor Marco "Batata" apresemtou junto com a professora Rosane, o Minigame Desvendando Mistérios. 

Neste jogo, existe um detetive que precisa da ajuda dos alunos para desvendar alguns crimes que ocorrem na cidade; os suspeitos deixam sempre uma carta no local.

O detetive apresenta as características literárias de cada “criminoso”; Clodoaldo utiliza textos dissertativos. Herminia, prefere os textos dissertativos-argumentativos e Lobato utiliza textos literários.

Ao apresentar os suspeitos e seus tipos de textos preferidos, o detetive explica minuciosamente as características destes estilos literários.

A partir daí, o aluno é encaminhado para os locais onde ocorreram os crimes e têm acesso as cartas ali deixadas. Após ler a carta, o aluno deve identificar qual tipo de texto se trata e depois de identificado, fazer a acusação do “criminoso”.

Entao, o laboratório se transformou. Em cada aluno, um detetive... e muitos mistérios para desvendar...

                            

 

Depois de realizada a atividade, os alunos tiraram fotos, em seus celulares, das páginas acessadas e foram para a sala de aula, onde realizaram produções textuais sobre a atividade realizada na sala de informática. Hora de consolidar e sistematizar o que foi aprendido com o jogo.

Hora também dos professores concientizarem seus alunos  para o uso do celular como instrumento de aprendizagem.

 

 

Para conhecer melhor os Minigames da Educopédia:

Os Minigames da Educopédia foram idealizados por profissionais com vasta experiência na área de educação para apresentar de forma lúdica, os conteúdos das disciplinas do Ensino Fundamental previstos nas Orientações Curriculares da Prefeitura da Cidade do rio de Janeiro e da Multieducação e estão disponíveis na Plataforma Colaborativa educacional Educopédia e podem ser acessados no endereço: http://www.educopedia.com.br/Ferramentas/ConteudoOffline

Existem 30 Minigames que contemplam o planejamento das disciplinas de Artes, Ciências, História, Geografia, Língua portuguesa e Matemática. Conheça, utilize e avalie.

A principal vantagem é que podem ser utilizados pelo professor mesmo quando não houver conexão com a internet. Podem ser baixados e gravados em CD ou DVD.

 

 

O minigame Desvendando mistérios é um game de Português que apresenta as principais caracerísticas dos principais estilo literários da Língua portuguesa através dos seus personagens. O aluno é colocado como um detetive que precisa se apropriar desses estilos para desvendar o mistério. 

 

 

Para aguçar o espírito investigativo de quem ainda não conhece o jogo seguem algumas telas de apresentação dos personagens do minigame Desvendando Mistérios...

 

 

Um pouco das características de Lobato, personagem do game.

Despertou sua vontade de conhecer esse e outros jogos?

Acesse a plataforma Educopedia conheça, utilize e avalie. Produzido por professores da Rede para professores da Rede.

 

 

Já é comprovada a importância da diversificação de estímulos educacionais para a melhoria da qualidade do ensino, no entanto é preciso que sejam acompanhados de objetivos claros e precisos para que atinjam o objetivo de uma educação de qualidade. 

Parabéns à Escola Nereu Sampaio que vem estimulando seus alunos utilizando diferentes ferramentas educacionais, oferecendo a todos a oportunidade de aprender conceitos, conteúdos e valores de forma crítica e lúdica.

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (326)
educopedia (106)
jogos (31)

Comentários
Simplesmente fantástico esse trabalho. Parabéns à todos envolvidos.

Postado por Mônica Fonseca em 11/05/2017 20:27

Excelente trabalho do Marcos. Depois de ler esse post irei pesquisar mais sobre os games do site.

Postado por Tatiana em 13/05/2017 14:48