A A A C
email

Segunda-feira, 29/05/2017

Não existe um caminho para a Paz. A Paz é o caminho!

Tags: 6ªcre, paz.

 

 

Durante todo o mês de abril, as escolas da 6.ª CRE vêm planejando e desenvolvendo ações em torno do tema “Aqui é um lugar de paz”. Apresentaremos na matéria de hoje as atividades realizadas pela E.M. Andréa Fontes Peixoto, pelo Ciep Zumbi dos Palmares e pela C.M. Albert Sabin. 

 

Cartaz produzido pelos alunos da E.M. Andréa Fontes Peixoto

 

Cada uma destas unidades escolares, de acordo com sua realidade, deu um sentido a esta questão, elaborando discussões e tarefas específicas que pudessem mostrar seus esforços para caminhar em busca da paz. Mahatma Gandhi, um revolucionário na filosofia e na religião, inspirou as professoras Rosilene e Luciana, da E.M. Andréa Fontes Peixoto. A frase “Não existe um caminho para a Paz. A Paz é o caminho” norteou as questões abordadas, que culminou com a confecção de pintura em tela e pombas da paz.

 

Confecção de pombas da Paz - E.M. Andréa Fontes Peixoto

 

O Ciep Zumbi dos Palmares, localizado em Barros Filho, promoveu a reflexão sobre a violência que se abate sobre o Rio de Janeiro. O projeto “Zumbi, um lugar de paz” foi realizado durante o período de 03 a 07 de abril. Realizaram um culto ecumênico com a participação de representantes dos credos Afro-brasileiro, Católico e Evangélico; onde a mensagem principal foi de um mundo melhor e com menos violência para as famílias da comunidade em que estão inseridos.

De acordo com a equipe gestora, as professoras, juntamente com suas respectivas turmas, confeccionaram cartazes pedindo pela paz. Estes foram expostos durante a culminância, que contou com a presença dos responsáveis, funcionários e membros de outras unidades escolares. No momento do encerramento, realizaram uma grande roda que simbolizou mais um elo da corrente pela paz. Uma pomba branca foi solta representando toda a esperança daquelas pessoas por um mundo com mais amor pelo próximo.

 

Diretora (vestido) e Coordenadora Pedagógica (blusa branca) do Ciep Zumbi dos Palmares

 

Foi percebido que, durante toda a semana, nossos alunos estiveram muito abalados com a situação ocorrida em nossa comunidade, e que vitimou a aluna Maria Eduarda, que foi nossa aluna em anos anteriores e que atualmente estava estudando em outra U.E próximo à nossa. A aluna atingida na escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza tem uma forte ligação com nossa U.E, pois, aqui estudam vários primos e amigos próximos da aluna. Com este projeto, nossos alunos tiveram a oportunidade de externar os seus sentimentos, realizando cartazes e apresentações em homenagem a aluna e pela paz.”- relatou a gestora do Ciep Zumbi dos Palmares

A Creche Municipal Albert Sabin também deu a sua contribuição para a construção deste longo caminho onde as boas relações entre comunidades de indivíduos são mantidas. No dia 03 de maio professores, equipe gestora e alunos participaram do II Chá Literário, que teve como tema “A paz para ser vivida, precisa ser construída”. Foi uma tarde de muita alegria e cultura. Toda a comunidade escolar compartilhou deste momento através de contação de histórias, dramatizações, músicas, trocas de experiências, construções e exposições de cartazes e livros. Esta atividade teve por objetivo incentivar o gosto pela leitura, estimulando a criatividade dos alunos e aproximando-os de atividades artísticas, fortalecendo, assim, os vínculos familiares e a responsabilidade de se promover uma cultura de paz.

 

Chá Literário com a participação dos alunos, professores e responsáveis - C.M. Albert Sabin

 

Como vimos, as escolas da 6.ª CRE entraram com tudo na luta contra a violência. Valores como solidariedade, cooperação, fraternidade e respeito ao próximo foram o carro chefe das atividades apresentadas; um movimento que pode ser ensinado e aprendido por todos, criando-se a tão almejada cultura de paz! É assim que se constrói um mundo melhor!

 

Quer saber um pouco mais sobre o que nossas escolas estão fazendo para transformar seus espaços em um lugar de paz? Entre em contato! 

 

Escola Municipal Andréa Fontes Peixoto
E-mail: emandreap@rioeduca.net
Telefone: 2407-0365 ou 2407-4150

Ciep Zumbi dos Palmares
E-mail: ciepzumbi@rioeduca.net
Telefone: 2407-5150

Creche Municipal Albert Sabin
E-mail: cmasabin@rioeduca.net
Telefone: 3107-3121 ou 3107-3174

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
paz (32)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.