A A A C
email

Quinta-feira, 22/06/2017

Aqui É um Lugar de Paz - 7ª CRE

Tags: 7ªcre, projetos.

 

As unidades escolares da 7ª CRE continuam desenvolvendo  diversas ações envolvendo a campanha "Aqui é um Lugar de Paz" iniciada pela Secretaria Municipal de Educação.

 

A violência urbana é uma questão que desafia os cariocas há décadas. A nova campanha da Secretaria Municipal de Educação  acredita na capacidade de mobilização da comunidade escolar para conduzir uma ampla discussão em torno do tema (Multirio). Confira abaixo um pouco do trabalho que foi feito no mês de maio e junho em escolas, creches e EDIs localizados na 7ª CRE.

 

 

Escola Municipal Roberto Burle Marx

 

As turmas da unidade escolar trabalharam com o projeto proposto "Aqui é um lugar de paz". Incentivamos rodas de conversas com os alunos sobre os momentos de violência que tem acontecido no Rio de Janeiro e no mundo pelas manchetes dos jornais.

Algumas turmas debateram o que cada um poderia fazer para construir um mundo de paz. Outros subtemas foram pensados a partir dos relatos dos alunos, tais como: "Paz compromisso de todos" e "Como construir um mundo de paz".

Algumas turmas escreveram cartas e mensagens de paz. Outras desenharam o planeta em que vivemos e as belezas de nosso mundo.

Terminou-se a semana com uma apresentação, realizada na frente da escola, para os pais e toda a comunidade onde as crianças da educação infantil e ensino fundamental cantaram a música "A Paz" do grupo Roupa Nova, uma releitura de um sucesso de Michael Jackson, "Heal the world".

 

Apresentação na frente da escola.

 

Mural com o tema paz.

 

Mural com o tema paz.

 

     Alunos preparando mural com tema paz.

 

 

Escola Municipal Dom Pedro I 

 

As professoras Cristina Andriotti (Português) e Fátima Paiva (AC8) elaboraram atividades com suas turmas sobre o tema: “Aqui é um Lugar de Paz”. Depois de todas as notícias nocivas que vem assolando nossa cidade que impulsiona toda a comunidade escolar a levantar a bandeira da Paz! Com momentos de reflexões, de registros e de criatividade os alunos transportaram da sala de aula para os corredores da escola seus sentimentos que a escola é um lugar de paz.

 

Mural com tema paz.

 

Aluno produzindo mural com árvore da paz.

 

Mural coletivo o que é paz para você,

 

Poesia com tema paz.

 

Escola Municipal General João Mendonça Lima

 

Na Escola General Mendonça Lima aconteceu a apresentação da carta proposta para os alunos e demais segmentos nas reuniões e mobilização de todos os segmentos para o fortalecimento de ações coletivas pela não-violência e promoção da paz.

Também foram desenvolvidas atividades diversificadas, tais como debates e oficinas dinamizadas por professores de diferentes disciplinas, destacando-se as atividades desenvolvidas pela Sala de Leitura, pelos professores de arte e regentes das turmas de projetos. Aconteceu leitura e reflexão utilizando notícias da atualidade, divulgadas em diferentes mídias, textos literários e letras de músicas; exibição de vídeos com diferentes abordagens sobre o tema; esculturas com materiais de reciclagem; confecção de murais e cartazes; sessões CINECLUBE e oficinas de poesia.

                                  

Atividades realizadas na escola com o tema paz.

 

Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto

 

 

Dobradura da pomba da paz.

 

Atvidade artistica com o tema paz.

 

Cartaz com o tema paz.

 

 

Escola Municipal Alberto Rangel

 

Dramatização pela Paz.

 

 

CIEP João Batista dos Santos

 

Foram feitos  murais durante a campanha da Paz. A escola selecionou  a frase que melhor complementou o lema da campanha "Aqui é lugar de paz".

 

              Mural com tema paz.

 

       Mural coletivo com frases de várias turmas.

 

Aqui é um lugar de paz, segundo a turma 1203.

 

Escola Municipal Candido Campos

 

Trabalho desenvolvido com as turmas de oitavo ano: 1803 e 1804. Releitura de GUERNICA/ PABLO PICASSO. TÍTULO DA RELEITUA: " RIO SEM GUERNICA". Usou-se como foco norteador o movimento AQUI É UM LUGAR DE PAZ". Profª Danielle Aguiar, Artes plásticas.

 

     Mural com releitura da obra de Guernica e o tema paz.

 

              Detalhe do mural : Rio sem Guernica.

 

 

As  escolas da rede municipal de ensino iniciaram um movimento pela paz e já têm um compromisso especial marcado para o dia 02/07: um ato contra a violência no Aterro do Flamengo, no qual os alunos serão os protagonistas, reunirá milhares de pessoas, entre estudantes, professores e funcionários.

A ação, que acontecerá nas proximidades do Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, tem como objetivo construir ambientes de paz, onde não haja violência, racismo, preconceito ou qualquer tipo de humilhação. A Secretaria Municipal de Educação (SME) acredita que a questão da violência se tornou um problema central na vida social do Rio de Janeiro.

 

 

Parabéns a todas as unidades escolares e à todos os envolvidos

pelas atividades realizadas!

 

 


 

 

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da Escola Roberto Burle Marx:

emrbmarx@rioeduca.net

Contato da Escola Dom Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

Contato da Escola General  João Mendonça Lima:

emjmlima@rioeduca.net

Contato da Escola Nossa Senhora do Loreto:

emloreto@rioeduca.net

Contato da Escola Alberto Rangel:

emarangel@rioeduca.net

Contato do CIEP João Batista dos Santos:

ciepsantos@rioeduca.net

Contato da Escola Candido Campos:

emccampos@rioeduca.net

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.