A A A C
email

Quarta-feira, 05/07/2017

Literatura e Artes na E.M. Miguel Ramalho Novo

Tags: 8ªcre, sala, leitura.

 

O primeiro Chá Literário do ano na Escola Municipal Miguel Ramalho Novo foi um momento especial para apreciar a dança clássica, a poesia e homenagear as mães. O evento promovido pela Sala de Leitura foi a oportunidade do despertar pelo gosto da leitura e da escrita, através da realização de atividades expressivas e artísticas.

 

Alunos que participaram com apresentações no Chá Literário

 

Segundo Paulo Freire, "a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Sendo assim, estamos lendo continuamente tudo que acontece ao nosso redor, mesmo antes de iniciarmos nossa vida escolar.

É preciso levar os alunos à compreensão de que a leitura é um caminho para um vasto conhecimento do mundo e de si mesmo.

Muitos afirmam não gostar muito de ler, mas na verdade o que precisam é descobrir qual estilo mais lhes agrada.

A proposta do Chá Literário é promover o espaço da Sala de Leitura como local privilegiado para aprendizagem e lazer, arte e cultura.

 

À esquera, a Coordenadora Pedagógica Elisangela Santos e ao seu lado a professora Estelita Faria, da Sala de Leitura

 

O primeiro Chá Literário do ano na Escola Municipal Miguel Ramalho Novo foi idealizado pela professora Estelita Faria, regente da Sala de Leitura, com o apoio da Coordenadora Pedagógica, a professora Elisangela Santos.

O evento aconteceu no dia 29 de maio com a participação dos alunos do 6º ano.

As professoras de Língua Portuguesa, Therezinha Cancio e Elizabete Carelli, promoveram, durante o mês de maio, diferentes atividades com poesia. Aconteceram propostas de leitura, declamação, produção e ilustração. Os temas sugeridos foram a Paz e o Dia das Mães.

As turmas do 6º ano levaram para casa um convite para que um responsável participasse do evento, que aconteceu nos dois turnos. No dia 29 de maio foi preparada uma mesa de chá, café e biscoitos e os responsáveis foram recebidos no auditório da escola.

 

Momentos do Chá Literário

 

O Chá Literário iniciou-se com a música “A paz”, de Gilberto Gil e em seguida foi feita uma reflexão sobre a importância da literatura e da poesia para a humanidade.

No palco alguns alunos declamaram poemas, um grupo fez uma apresentação de dança com a música “Trem bala”, de Ana Vilela, versão para o Dia das Mães e a aluna Rafaela Santos, do 9º ano, que é bailarina clássica, foi convidada a se apresentar após a declamação do poema “A bailarina”, de Cecília Meireles.

Em seguida os alunos entregaram aos responsáveis uma lembrança desse momento tão especial: marcadores de livro feitos com as poesias de autores famosos e também as produzidas pelos alunos.

Após uma mensagem final, os responsáveis foram convidados a se servirem na mesa de chá. 

 

"Foram momentos muito especiais! Tiramos fotos, conversamos, trocamos ideias

e todos saíram muito satisfeitos (...)"

                                                                                       Estelita Faria - Professora Regente da Sala de Leitura
 

 

 

Os responsáveis que receberam o convite compareceram e participaram atenciosamente das apresentações do Chá Literário

 

Para saber mais sobre o Chá Literário, entre em contato com a E.M. Miguel Ramalho Novo: emmnovo@rioeduca.net

 

 

O Rioeduca é um portal feito para compartilhar as ações das escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro!

Entre em contato! Queremos divulgar o trabalho da sua escola! 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)
leitura (59)
sala (5)

Comentários
Importantíssima a presença da família na escola. Com o Projeto Chá Literário, valorizamos a presença da figura materna na vida do aluno. Foram emocionantes, lindíssimas as apresentações dos alunos. O chá, suco, biscoitos, bolos deliciosos. Tudo feito com muito amor e carinho, pois os nossos alunos merecem.

Postado por Elisangela de O. G. Santos em 12/07/2017 13:28

É um Projeto MARAVILHOSO, onde cada atividade muito nos emociona a cada ano. Agradecemos a oportunidade da divulgação e a todos que participaram.As apresentações foram belíssimas! A bailarina Rafaela Oliveira com seu encanto e sua graciosidade sensibilizou a todos. SHOW!

Postado por gela de O. G. Santos em 12/07/2017 22:16