A A A C
email

Segunda-feira, 10/07/2017

Projeto Flor da Idade

Tags: 6ªcre, projeto, flor da idade, comunidade.

 

O Projeto Flor da Idade é realizado no CIEP Rubens Gomes desde o ano de 2003, sob a coordenação da professora de Educação Física, Marilsa Sousa. Ele conta com a participação de idosos da comunidade de Costa Barros. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre este projeto social?

 

Participantes do projeto no ano de 2017

 

O projeto Flor da Idade oferece atividades físicas aeróbicas e localizadas, danças, passeios culturais e festas temáticas para os idosos da comunidade de Costa Barros. Ele acontece nas manhãs de 3.ª e 5.ª feira, no CIEP Rubens Gomes, uma escola que funciona em horário integral e atende alunos da Educação Infantil ao 6.º Ano.

O principal objetivo do projeto é favorecer a presença da comunidade no espaço escolar. Ele estimula a integração entre escola e população do entorno, promove a melhoria da qualidade de vida e desenvolve a autoestima. “O projeto foi criado em 2003, quando iniciei na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CIEP Rubens Gomes. Rejane Faria me propôs que, em meu horário complementar, realizasse atividades físicas com a Terceira Idade de nossa comunidade escolar, em Costa Barros. E assim foi feito, o projeto chegou a ter participantes entre 30 e 70 anos de idade.” – relatou a professora Marilsa Sousa

 

Terceira Idade com qualidade de vida

 

A prática de exercícios físicos regulares mantém a saúde do corpo e da mente

 

Na época da criação do projeto, a professora Rejane Faria, atual coordenadora da 6.ª CRE, era a gestora do CIEP Rubens Gomes. A professora Marilsa manteve as atividades funcionando até 2011, quando saiu do CIEP para assumir a direção de uma unidade escolar. Em 2015, ela retornou ao espaço em que este projeto social nasceu como regente de Educação Física. Foi então que a atual diretora, professora Viviane Pacheco, pediu para que o Flor da Idade retornasse como parte do Projeto Político Pedagógico da escola. A retomada das atividades trouxe uma imensa alegria para os antigos participantes, que já estavam com saudade dos encontros semanais e dos benefícios em questão de saúde e convivência social.

 

Comunidade e Escola unidos no resgate da cidanania

 

É possível viver a Terceira Idade com qualidade de vida? O grupo Flor da Idade mostra que sim, é possível! Atividade física é para todos! Ela é um importante componente para um estilo de vida saudável, pois promove o aperfeiçoamento das qualidades físicas, memória, atenção, raciocínio, imaginação, criatividade e interações sociais. 

 

Professora Marilsa Sousa

 

Parabéns à professora Marilsa Sousa pela competência, sensibilidade e amor com que realiza este importante trabalho social e de resgate da cidadania. Parabéns ao grupo de idosos que entraram de corpo e alma neste projeto! Parabéns às professoras Rejane Faria e Viviane Pacheco pelo apoio e parceria de sempre! 

 

Quer saber um pouco mais sobre as atividades do projeto Flor da Idade realizada do Ciep Rubens Gomes? Que tal fazer uma visita? Entre em contato! 

Ciep Rubens Gomes
E-mail: emrubens@rioeduca.net
Telefone: 3107-3122

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
projeto (62)
comunidade (2)
flor da idade (1)

Comentários
Parabéns Professora Marilsa! Parabéns pelo seu trabalho de perfeição e dedicação. Lindo ver seu trabalho de anos mostrado de forma linda. Competência e amor seu nome é Marilsa! Trabalho de excelência!

Postado por Andrea Rocha de Sá em 10/07/2017 18:33

Marilsa é uma educadora nota 10. Está sempre voltada para um mundo mais solidário e mais justo. Belo trabalho.

Postado por Nilton Filho em 10/07/2017 21:09