A A A C
email

Sexta-feira, 28/07/2017

Conta e reconta o mundo do faz de conta

Tags: 10ªcre.

 

O Projeto da E. M. Bertha Lutz foi desenvolvido a partir da reflexão dos resultados alcançados pelas turmas da escola em relação à questão de leitura e escrita.

 

A E/CRE (10.26.010) Escola Municipal Bertha Lutz está localizada à Estrada do Piaí, 2075 – Praia da Brisa – Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. A unidade escolar atende a 21 turmas, com 760 alunos, do 1° ano ao 6° ano experimental e Classe Especial. Tem como diretora, a professora Rosangela Cerqueira de Abreu, como diretora adjunta, a professora Cristina Espírito Santo, e como Coordenadora Pedagógica, a professora Ana Maria Zine Diniz. Possui 36 professores e 15 profissionais no grupo de apoio.

 

Parte da equipe da escola

 

O grupo de professores é engajado na proposta do Projeto Político Pedagógico, que é proporcionar leitura e escrita dentro de uma proposta de letramento, criando um ambiente alfabetizador e dinâmico.

No dia 26 de maio, a escola recebeu a comunidade escolar para uma exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos e apresentação da peça teatral "Somos todos iguais", com o grupo Criadarte. Esta iniciativa faz parte da primeira etapa do projeto "Conta e reconta o mundo do faz de conta", desenvolvido pela unidade em 2017.

 

Encerramento da primeira etapa do projeto

 

— Foi muito gratificante, a comunidade compareceu em peso e estava completamente envolvida com as ações do projeto. Os alunos apresentaram aos responsáveis cada etapa do trabalho desenvolvido, sendo os próprios cicerones, participando ativamente de todos os momentos. — afirma a diretora Rosangela

 

Participação dos responsáveis

 

O projeto emergiu a partir da reflexão dos resultados alcançados pelas turmas da escola em relação à questão de leitura e escrita, quando a direção constatou que as turmas necessitavam de mais atividades nesta área.

Porém, o presente projeto queria desenvolver tais atividades de forma diferenciada e dinâmica e, assim, foi desenvolvido a partir da Literatura Infantil, abarcando a tipologia textual, oficinas de leitura, oficinas de produção textual, dramatização, fantoches, vídeos, músicas, além de contar com a participação da comunidade.

O projeto foi dividido em três etapas e os frutos deste trabalho já estão aparecendo, pois os alunos melhoraram no processo de leitura e escrita, a comunidade esta mais participativa e envolvida com os trabalhos da escola, pois uma das propostas deste projeto é uma escola aberta e dinâmica que envolva a todos no processo ensino-aprendizagem.

 

Trabalho realizado pelos alunos

 

Trabalho realizado pelos alunos

 

Além disso, a unidade ainda contou com a realização de outra ação, a campanha "Aqui é um lugar de Paz", onde toda a escola está inserida na busca por um lugar de paz e atividades direcionadas para superar conflitos sociais são constantes. A escola também participa dos projetos Compasso (programa socioemocional), Cineclube e circuito Reimagine, que é uma ação conjunta com a sala de leitura.

 

Quer saber mais sobre o trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.26.010) E. M. Bertha Lutz
Telefone: 3377-1236
Email: emblutz@rioeduca.net

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Emocionada....linda nossa Bertha Lutz. Obrigada Rodrigo Abreu pela credibilidade e pelo carinho.

Postado por Cristina Espirito Santo em 06/08/2017 19:49