A A A C
email

Terça-feira, 26/09/2017

Aqui É um Lugar de Paz – 2ªCRE

Tags: 2ªcre, paz.

 

As unidades escolares da 2ªCRE continuam realizando ações e participando ativamente da campanha “Aqui É um Lugar de Paz”.

 

A campanha “Aqui É um Lugar” de paz tem como objetivo promover ações que levem a comunidade escolar a uma reflexão sobre atitudes que tornem o ambiente escolar e o local onde se vive em um lugar de paz. Ao longo do primeiro semestre nossas escolas desenvolveram várias atividades sobre o assunto e podem ser conferidas clicando aqui. Estas ações continuam ativamente durante o segundo semestre.

A Escola Mario da Veiga Cabral procura sempre discutir junto a seus alunos o tema “Paz” em suas inúmeras possibilidades: a paz consigo mesmo, a paz com o outro, a paz com o planeta. Ao abordar esse tema, a unidade escolar procura incentivar reflexões e ações de promoção da paz que ganham forma nas brincadeiras, nas cantigas, na produção textual, na leitura, na relação com o outro. E assim, poder dizer que o espaço escolar “é um lugar de paz”.

 

Produção textual: "Eu promovo a paz quando..."

 

A Escola Panamá desenvolveu atividades sobre o tema reunindo as aulas de Educação Física, professora Nanci Pimenta, e Inglês, professora Michele Borges. Os participantes foram os alunos das turmas 1.401 e 1.501.

A atividade envolveu os responsáveis e os alunos das turmas em uma dinâmica de Jogos Cooperativos. Estes jogos buscam a união do grupo para vencer desafios propostos, além de propiciar situações de alegria e descontração.

O objetivo é experimentar uma vivência de respeito mútuo na proposição de soluções de atividades motoras de superação de obstáculos.

 

Professores e alunos durante os Jogos Cooperativos.

 

No mês de agosto,  alunos, professores, funcionários e responsáveis da Escola Pedro Ernesto, EDI Rubem Braga, Escola México e CIEP Presidente Agostinho Neto reuniram-se para dar um abraço a uma praça localizada no mesmo bairro das unidades escolares. Neste ato foi representando o desejo de paz não só dentro das escolas, mas também no ambiente onde vivem.

 

Abraço coletivo em busca da paz.

 

No dia 17 de agosto os alunos da Escola Prudente de Moraes, reuniram-se para apresentar um teatro com a peça “O Mágico de Oz”. A adaptação do texto foi feita pela professora Maria Izabel, da Sala de Leitura.

No pátio da escola também houve exposição de vários trabalhos realizados durantes as aulas e apresentação da música “A Paz”, grupo Roupa Nova, numa atividade integrada entre as aulas de Inglês e Educação Física. Os responsáveis foram convidados a participar e prestigiar o trabalho do professores e educandos.

 

Apresentação de teatro.
 

A equipe da Escola Shakespeare celebrou a Paz em um evento no dia 17 de agosto, aproveitando o plano anual que busca o resgate da infância através de brincadeiras, músicas e histórias infantis.

Assim, a equipe pedagógica levou os alunos para brincar de roda na praça próximo a escola. O entrelace das mãos remeteu a sentimentos de união sem discriminações raciais, culturais sociais ou religiosas.

Os alunos do 5º ano caminharam e auxiliaram nos cuidados com os pequenos da Educação Infantil. Entre as cantigas de roda, a escola trabalhou com os alunos a versão boa da música "Atirei o Pau no Gato", levando a uma reflexão sobre o amor e o respeito aos animais.

 

Atividades realizadas na praça próxima a escola.

 

Na Escola Abelardo Chacrinha Barbosa as atividades sobre o tema “Aqui É um Lugar de Paz”, foram realizadas com o auxílio da comunidade escolar e culminou em um evento com contação de história, presença dos responsáveis e produção de faixas produzidas com total empenho dos alunos, professores e funcionários.

A professora Francisca, regente na unidade escolar, enviou ao portal Rioeduca um relato da Agente Educadora, Sonia Licurgo da Silva, que conta em seu texto o movimento realizado na unidade escolar para o sucesso do projeto “Aqui É um Lugar de Paz”. Este relato pode ser conferido clicando aqui.

 

Ações da campanha "Aqui É um Lugar de Paz"

 

 

Agradecemos as unidades escolares que nos enviaram relatos das atividades realizadas.

 

Os contatos das unidades escolares são:

Escola Mario da Veiga Cabral  emvcabral@rioeduca.net

Escola Panamá empanama@rioeduca.net 

Escola Pedro Ernesto emernesto@rioeduca.net

EDI Rubem Braga jirbraga@rioeduca.net

Escola México emmexico@rioeduca.net

CIEP Presidente Agostinho Neto ciepaneto@rioeduca.net

Escola Prudente de Moraes empmoraes@rioeduca.net

Escola Shakespeare emshakespeare@rioeduca.net

Escola Abelardo Chacrinha Barbosa emchacrinha@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)
paz (32)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.