A A A C
email

Segunda-feira, 09/10/2017

Vamos ao Mercado?

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, cadernos pedagógicos, letramento.

 

Professora proporciona experiência em matemática financeira aos alunos do 3º ano, a partir de sugestão retirada dos Cadernos Pedagógicos da SME.

 

Localizada no Imperial Bairro de São Cristóvão, zona norte da cidade, a Escola Municipal Floriano Peixoto sempre nos surpreende com seus projetos e atividades.

 

 


Desta vez, o destaque foi a atividade proposta pela professora Lucia Helena Tavares, regente da turma 1.302.


A proposta surgiu a partir do texto “O casamento da Cuca”, do Caderno Pedagógico do 3º bimestre. Após leitura do texto, a atividade foi organizar a festa de casamento do Curupira com a Iara. E aí começou a brincadeira! Para organizar a festa, precisaram comprar os ingredientes para preparar os docinhos e organizar o evento. E como comprar os produtos necessários? Foi aí que a professora sugeriu que os alunos montassem um Minimercado na sala de aula. As crianças e a professora trouxeram as embalagens de produtos usados em suas casas e assim surgiu o “laboratório” para as atividades de matemática financeira.

Os alunos organizaram a lista de compras. Precisavam de dinheiro. Foram ao “banco” sacar o que necessitavam para as compras, utilizando o “cartão de débito”.

 

Usando o dinheiro / sacando com cartão de débito


Enquanto isso, os responsáveis pelo trabalho no mercado organizaram as prateleiras, colocaram preços das mercadorias e atendiam aos clientes.

Os “clientes” , no mercado, enchiam seus carrinhos com as compras, dirigiam-se ao caixa, onde a compra era calculada . Pagavam e recebiam o troco.

 

As mercadorias nas pratelerias do Minimercado

 

E assim, a professora pode trabalhar vários conteúdos e conceitos matemáticos importantes para o dia a dia das crianças. E além dos conteúdos, valores importantes para a vida foram discutidos: o que eu faço quando recebo um troco maior que o devido? Na fila, eu dou a vez ao mais idoso?

 

CLIQUE NA FOTO PARA VER UM VIDEO DA ATIVIDADE

 

Depois de sacar, os clientes vão às compras

 


E a professora Solange Comerlato, coordenadora da Escola Floriano Peixoto, nos fala : “ Tenho muito orgulho dos professores que trabalham em parceria, que usam o concreto e aproveitam os fatos do cotidiano na sala de aula. Nossos professores valorizam os Cadernos Pedagógicos, importante instrumento vindo de nossa Secretaria e que tanto contribuem para o nosso fazer pedagógico, propriciando um trabalho integrando os diversos saberes, fazendo relações com diversas áreas do conhecimento. Tenho muito orgulho de ter a professora Lúcia na Equipe Floriano Peixoto. Atividades como essa são comuns em sua sala, fazendo parte do cotidiano da professora e dos alunos, que aprendem felizes com as propostas trazidas pela professora”

 

Aprender Brincando é muito mais prazeroso. Parabéns professora Lúcia!

Através da professora Lúcia, queremos parabenizar a todos os professores pelo Dia do Mestre. São professores como a Lúcia Helena que fazem a diferença na Educação Carioca e na Vida de nossas crianças! A Educação Carioca Agradece!

 

CLIQUE NA FOTO

Professora Lúcia Helena Tavares


 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Floriano Peixoto

Direção: Otilia Muller e Maria de Fátima Cardoso

Coordenação Pedagógica: Solange Comerlato

Telefone: 3985-8634

E-mail: emfpeixoto@rioeduca.net


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)
eventos (318)
letramento (4)

Comentários
Parabéns professor Alexandre Roque por divulgar o trabalho dos professores de forma carinhosa e respeitosa. Eles precisam de reconhecimento e trocas. Obrigada e continue seguindo essa jornada de maneira tão compromissada com a educação.

Postado por Solange Simões Comerlato em 09/10/2017 11:19

Sempre aprecio suas postagens. Hoje vendo a postagem feita sobre a atividade realizada na Escola Floriano, fiquei lisonjeada de como a mesma foi apresentada. Parabéns pelo excelente trabalho

Postado por Maria de Fátima Fernandes Cardoso Paulo em 09/10/2017 11:35

Parabéns prof.Alexandre Roque pela postagem compromissada que tanto apoia as ações do professor. Agradecida pela valorização.

Postado por Solange Simões Comerlato em 09/10/2017 12:37

Parabéns Alexandre pelo seu trabalho no rioeduca. Nós professores agradecemos o reconhecimento do nosso trabalho.

Postado por Lucia Helena Gomes Tavares Bsrroso em 09/10/2017 12:46