
Segunda-feira, 30/10/2017
Programa Papo de Responsa
No dia 06 de outubro alunos e professores do 2.º segmento do Ensino Fundamental da 6.ª CRE participaram do Papo de Responsa, um programa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção. Vamos conhecer um pouco do que aconteceu neste dia?
O Programa Papo de Responda será uma das ações de combate à violência utilizada pelas escolas da 6.ªCRE
O evento aconteceu na Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/n. º - Pavuna - RJ). Contou com a participação de 297 alunos, 30 professores, 7 diretores e com a equipe da Coordenadoria Regional de Educação da 6.ª CRE. Este programa tem por objetivo principal promover e articular ações de prevenção à violência junto às Unidades Escolares, públicas e privadas, do Ensino Fundamental II e Médio. Através de um papo descontraído, os mediadores conversaram com os estudantes sobre temas essenciais para a construção de uma cultura de paz: prevenção às drogas, o papel do policial na sociedade e as causas e consequências da violência.
A aluna Pérola Santos fez um relato entusiasmado sobre a experiência que viveu. “Esse projeto é maravilhoso! Eu estive participando ontem (06/10/17), na Arena Jovelina Pérola Negra, e achei simplesmente perfeito! Achei a ideia de vocês incentivarem as águias a voarem atrás de seus sonhos e não ficarem só no poleiro como galinhas que eles pensam que são. Gostei muito que vocês mostraram que todos somos iguais. (....) Vocês conseguiram prender a atenção dos alunos para uma coisa séria, a discriminação social. Adorei os discursos do Luiz e do Beto. Como aluna, me senti muito bem estando ali no meio e participando desse papo de responsa de vocês. Continuem assim, mostrando para as águias que elas podem sim ser águias, independente de sua classe social e de qual realidade elas vivem.”
Palestra ministrada pelos policiais civis da programa Papo de Responsa
Mesa de discussão programa Papo de Responsa
Como vimos, o programa que hoje possui uma sede na Cidade da Polícia e está vinculado à Delegacia de Combate às Drogas – DCOD – já começou a estimular a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Esta parceria, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Educação, com certeza, ajudará a reforçar ações já desenvolvidas nas Unidades Escolares e que são imprescindíveis para a construção de uma cultura de paz na sociedade em que vivemos: ser responsáveis por suas ações; fazer escolhas saudáveis; protagonismo juvenil e o desenvolvimento da autonomia.
Profissionais que participaram do evento Papo de Responsa
Participaram, também, deste evento a Dr. ª Helena Rezende (Subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado e de Segurança); o Major Mazzurana (Superintendente de Educação); o Coronel Duarte (Superintendente de Valorização e Prevenção); Márcia Tocha e Anatália Cajuru (Assistentes) e os policiais civis Luiz Cláudio, Beto Chaves, Fernando, Érica e Nader. A Secretaria Municipal de Educação foi representada pelas professoras Talma Romero (Chefe de Gabinete); Sueli Pontes e Aura Liana (Assessoras).
E assim o Papo de Responsa tomou conta das cabeças e corações de alunos e professores cansados de guerra. Reacendeu a esperança de pessoas que acreditam que uma boa conversa, entre todos nós, vence qualquer batalha. Agora, é só deixar brotar a semente que foi plantada e contribuir para a construção de um mundo mais igual para esse provo brasileiro.
Quer saber um pouco mais sobre o programa Papo de Responsa na 6.ª CRE? Entre em contato!
6ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: cre06@rioeduca.net
Telefone: 3017-6989
Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!
Até a próxima semana!


6ªcre (344)
papo de responsa (1)