A A A C
email

Sexta-feira, 17/11/2017

Respeito é Bom e Todo Mundo Gosta

Tags: 10ªcre, fábulas.

 

Escola Municipal Clara Lúcia desenvolve atividades de respeito a si mesmo e trabalho com o gênero textual de fábulas.

 

A E/CRE (10.19.082) Escola Municipal Professora Clara Lúcia de Sousa está localizada à Estrada de Sepetiba, 3.175, bloco 2, comunidade de Nova Sepetiba. Foi inaugurada há pouco mais de um ano, no dia 06 de maio de 2016, integrando um complexo de escolas que compreende ao todo três unidades destinadas ao primeiro segmento do Ensino Fundamental, duas unidades destinadas ao segundo segmento do Ensino Fundamental e três unidades destinadas à Educação Infantil.

 

Equipe gestora da Unidade Escolar

 

A Unidade Escolar atende esse ano a 19 turmas do 1º ano ao 6º ano Experimental do Ensino Fundamental, sendo 6 turmas em horário parcial e 13 turmas em horário integral, totalizando 582 alunos. Tem como diretora, a professora Monique Onório da Silva, como diretora adjunta, a professora Vanessa da Silva e como coordenadora pedagógica, a professora Carla de Oliveira Macedo Miranda da Silva.

— Este ano temos como título de nosso Projeto Político Pedagógico: Respeito é bom e todo mundo gosta, pois compreendemos que um dos objetivos da escola, enquanto instituição educativa é o desenvolvimento de valores essenciais para a vida em sociedade. Escolhemos o “respeito” como tema gerador, pois o compreendemos como valor que integra tantos outros, tais como: a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a bondade. — explica a coordenadora pedagógica Carla Macedo.

 

Apresentação dos alunos 

 

Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas atividades de respeito a si mesmo, com cuidados ao corpo, com a saúde; respeito à família, respeito à escola, respeito ao próximo, além de trabalhos relacionados à inclusão social e o respeito às diferenças individuais. Foi associado a esse projeto o trabalho com o gênero textual das fábulas, que além de ser bastante lúdico, pois utiliza animais como personagens principais, promove uma reflexão sobre a moral da história, despertando e incentivando o comportamento baseado em valores tão importantes para uma boa convivência.

Como um dos pontos altos do projeto foi realizada, no dia 25 de outubro, uma exposição de trabalhos e apresentações musicais e teatrais, com encenações das fábulas “O leão e o ratinho”, “A lebre e a tartaruga”, “A cigarra e a formiga”, “A formiga e a pomba” e, também, paródias relacionadas ao tema e a inclusão. Desta forma, todos os alunos foram envolvidos no projeto, assim como os pais e responsáveis, parceiros constantes das atividades.

 

Comunidade escolar presente no dia da apresentação e exposição dos trabalhos

 

— Pretendemos que o nosso projeto promova uma reflexão sobre nossas atitudes diárias e que possamos perpetuar estes valores, transformando a realidade atual onde a intolerância, o individualismo, o egoísmo e a indiferença têm prevalecido. Que a escola seja um lugar de paz! Que esta paz seja espalhada por todos os lugares do mundo e que os nossos alunos sejam os verdadeiros multiplicadores da paz e do respeito. Então teremos a consciência do dever cumprido, pois estaremos plantando sementes das quais nascerão bons frutos. — afirma a Diretora Monique Onório.

 

Apresentação dos alunos

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.082) Escola Municipal Professora Clara Lúcia de Sousa
Email: empclara@rioeduca.net

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Parabéns! Respeito é, realmente, fundamental hoje e sempre!

Postado por ALESSANDRO CASCARDO em 17/11/2017 07:10