A A A C
email

Terça-feira, 05/12/2017

A Leitura e a Escrita das Crianças na Ciência, na Arte e na Vida

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura.

 

A V Semana de Alfabetização na Escola Municipal Afrânio Peixoto trouxe aos alunos ricas experiências pedagógicas. Os educandos participaram de atividades que envolveram Artes, Literatura e Ciência.

 

A V Semana de Alfabetização na Escola Municipal Afrânio Peixoto foi marcada por encontros culturais, artísticos, de vida e de conhecimento.

Nela, a escola recebeu a visita do Astrônomo Sherman, que trabalha no Planetário da Gávea; do teatro realizado pela CET-Rio, com posterior oficina de desenho com as crianças e capacitação com as professoras; da contação da história de Sylvia Orthof “UXA, ora fada, ora bruxa”; de atividades com artes plásticas (desenho, pintura, massinha e outros), feitos em sala de aula com as professoras; da construção de dois murais coletivos intitulados “Este é o Meu Jardim” e “A Leitura e a Escrita das Crianças na Ciência, na Arte e na Vida”; do Sarau de Poesias com o Programa Novo Mais Educação; e de um grande lanche literário.

No dia da visita do Astrônomo Sherman as crianças puderam observar elementos do Universo, do nosso planeta e participar de um jogo onde elas puderam ser as peças e fazer os movimentos da Terra (Rotação e Translação/Revolução), em seguida a este jogo começou uma palestra onde utilizava da observação de imagens para trazer mais informações sobre os planetas, as estrelas entre outras informações sobre o universo. Por fim, o Astrônomo respondeu às perguntas que as crianças fizeram.


Foi um momento de muito entusiasmo, cultura e aprendizagem!

 

Visita do Astrônomo Sherman.

 

O teatro apresentado pela CET-Rio com o título “A Caminho da Escola” foi a representação da linguagem cênica para os alunos que puderam experienciar esse momento lúdico onde houve a possibilidade de criar e recriar significados do cotidiano do trânsito que está sempre presente em nossa vida e por meio da atividade atentar para a grande importância do conhecimento da linguagem simbólica.

 

Teatro "A Caminho da Escola"

 

A contação da história de Sylvia Orthof intitulada “Uxa, ora fada, ora bruxa” foi feita por um membro da equipe da escola e fala sobre as diversas facetas. Por vezes, somos bondosos e, em outros momentos, nos transformamos em bruxas e/ou bruxos e fazemos algumas maldades.

Trazer para o cotidiano escolar de forma lúdica esse dualismo que cada sujeito possui dentro de si, colabora para torná-lo potente em produzir mudanças em seu cotidiano. “Uxa, ora fada, ora bruxa” nos convida a pensar, agir, se divertir e criar novas formas de viver. 


A fada/bruxa trouxe muita alegria para a escola!!!

 

Contação da história de Sylvia Orthof intitulada “Uxa, ora fada, ora bruxa”.

 

O desenho, a pintura, entre outras expressões plásticas fizeram parte da Semana de Alfabetização e as crianças criaram e recriaram cenas de seus cotidianos, ressignificando os mesmos, contando suas histórias e ideias, enfim, expondo sua arte pelo espaço escolar.

 

Oficina de desenho e pintura.

 

Os dois murais do térreo da escola foram eleitos para contemplarem a Semana de Alfabetização. O mural intitulado “Este é o Meu Jardim” buscou trazer a idéia das crianças em seu cotidiano e o mural “A Leitura e a Escrita das Crianças na Ciência, na Arte e na Vida” trouxe alguns momentos vivenciados na Semana de Alfabetização na unidade escolar.

 

Murais do pátio da escola.

 

A escola realizou, junto ao Programa Novo Mais Educação, um Sarau de Poesias onde o mediador Claudio recitou suas poesias e de outros autores. Por fim, as crianças que quiseram puderam recitar poesias, ou contar uma história ou ainda contar algo de suas próprias vidas.

 

Sarau de Poesias

 

A unidade escolar encerrou a Semana de Alfabetização com um grande lanche literário, onde as crianças escolheram livros para ler, contar e se confraternizar com os amigos, saindo da escola com um conto clássico de lembrança pela semana.

Foi um momento mágico de interação com os amigos e de encontro com a literatura. Foi também uma semana onde a alfabetização e a escola como um todo se permitiu conhecer, criar, recriar e levar esses momentos para a vida.

 

Lanche literário.

 

Agradecemos à equipe pedagógica da Escola Afrânio Peixoto por compartilhar conosco as atividades da Semana de Alfatização e desejamos sucesso!

O contato da unidade escolar é: emafraniop@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)
alfabetizacao (71)
literatura (38)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.